Espaço pretende promover a rede de mulheres por meio da troca de experiências e dos desafios enfrentados por elas no dia a dia
O papel da mulher no agronegócio se tornou mais relevante nos últimos anos. Em cargos de gerência ou com o pé no campo, a relevância feminina no setor vem trazendo ao mercado uma perspectiva arrojada e aberta à inovação. Esse protagonismo da mulher já é destaque há alguns anos no CNMA – Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que chega à sua 4ª edição e será realizado nos dias 08 e 09 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), evento que tem como missão ser um espaço aberto para discussões que incentivem a mulher a fazer a diferença no agro, sendo aceleradora das transformações pelas quais passa o mundo.
Nesta edição, traz como novidade o painel #MinhaVozNoAgro, que visa a oferecer um espaço com ainda mais destaque para as personagens do agro brasileiro. Na ocasião, 15 mulheres dividirão, no palco, suas experiências com as outras participantes. O painel, que será promovido na tarde do segundo dia, busca firmar um dos objetivos do evento, que é evidenciar a importância de fortalecer uma rede feminina do agro para auxiliar nos desafios e compartilhar as conquistas entre as mulheres que atuam no setor.
Com a mediação da apresentadora e editora de economia e agronegócios do Canal Rural, Kellen Severo e do palestrante internacional, professor e autor, José Luiz Tejon, o #MinhaVozNoAgro ainda conta com a participação do Presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Marcelo Vieira; o Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV-EESP e Embaixador Especial da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues; a Produtora Rural e Proprietária do Grupo Gatto, Norma Gatto; a Presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Maria Iraclézia de Araújo; a Pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Maria Massruhá e a Diretora Executiva de Recursos Humanos Bradesco, Glaucimar Peticov.
As interessadas em participar deste espaço devem fazer a inscrição antecipada pelo site http://www.mulheresdoagro.com.br/minhavoznoagro/. A organização do evento fará a pré-seleção de 15 mulheres para subirem ao palco e mostrarem a “sua voz no agro”.
“As mulheres são a grande força aceleradora das transformações do mundo. A atuação e as ideias das agricultoras, pecuaristas, sucessoras, herdeiras de propriedade agropecuária e outras profissionais que dedicam sua vida ao agronegócio são primordiais para o desenvolvimento do setor. Pensando em dar voz a essas mulheres, criamos esse espaço em nosso evento, onde elas terão a oportunidade de compartilhar e debater suas experiências e obstáculos nas diversas realidades em que vivem”, destaca a Show Manager do evento, Renata Camargo, frisando que “essa iniciativa pretende promover não só um momento de debate entre participantes do evento, mas também dar origem a uma rede, mostrando que todas enfrentamos desafios e obstáculos no dia a dia, mas que com a união os resultados serão mais positivos e concretos”, enfatiza Renata.
O 4° CNMA – Com o tema “AGIR – Ação Global: Integração de Redes”, a quarta edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio mergulhará de cabeça nas principais cadeias produtivas do agronegócio para demonstrar como elas se tornaram muito mais instantâneas e dinâmicas com o passar dos anos.
Neste ano, o Congresso contará com uma novidade: a realização simultânea do YAMI – Youth Agribusiness Movement International, evento direcionado à nova geração do agronegócio, para jovens de 18 a 30 anos aproximadamente.
A promoção, organização e realização do CNMA e do YAMI são do Transamerica Expo Center, com apoio institucional da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e coordenação de conteúdo da Biomarketing, do Prof. José Luiz Tejon Megido.
O movimento conta com patrocínio da Corteva, John Deere, CNA Senar Instituto, Massey Ferguson, Nestlé, Valtra, Bradesco, Cargill, Jacto e New Holland; apoio da 3Corações, Belgo, Banco Alfa, Camila Klein, Caterpillar, FLC Serviços, FMC, Huck Otranto Camargo, CPEC – Centro de Psicologia Empresarial e Clínica, Malai Manso Resort, Mosaic Fertilizantes, Rabobank, RCA, Romancini, Safras & Cifras, Santander, Stara, Tortuga, Trow Nutrition, UPL e Yara; e startups Aegro, AgriConnected, Agripad, Agro Carreira, Agrosmart, @Tech, CropMan, Culte, e-barn, iRancho, Labhoro, Liberali e Mulheres do Agronegócio Brasil. O evento ainda firmou alianças estratégicas com ABCZ Mulher, ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), Aboissa, Abstartups, BPW, COMIGO, Elas no Agro, Ello, Esalq/USP, Esalq Tec, NFA (Núcleo Feminino do Agronegócio), OBME (Organização Brasileira das Mulheres. O GestAgro 360° é apoiador de mídia do evento.