O frio de inverno pede Pinhão

Esse friozinho é bem propício para uma série de coisas gostosas desde atividades até… COMIDA!

Por isso, preparamos duas receitas deliciosas e bem interessantes com o pinhão, esse ingrediente comum no interior do país, mas ainda exótico para algumas pessoas.

Pinhão é a designação genérica da semente de várias espécies de pinaceaes e araucariaceaes, plantas gimnospérmicas, isto é, cuja semente não se encerra num fruto.

O pinhão se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo vai-se abrindo até liberar o pinhão. Nas pináceas (a exemplo do Pinus elliottii), as sementes são dotadas de uma película, como uma espécie de asa, que se descola da pinha madura e possibilita que as sementes sejam espalhadas pelo vento, iniciando-se assim o processo de crescimento de um novo pinheiro.

No Brasil, o termo pinhão geralmente designa as sementes da Araucaria angustifolia, árvore de destacada importância cultural, econômica e ambiental na região sul e em algumas partes do sudeste do Brasil.

A primeira é Creme de Pinhão, carne seca e cachaça: os cremes e sopas são excelentes opções para usar essa semente. Essa receita, então, fica simplesmente fantástica, porque mistura o sabor do pinhão com a carne seca e com a cachaça.

Ingredientes
200 gramas de pinhões cozidos e descascados
100 gramas de carne seca já preparada e desfiada
80 gramas de toucinho picado em cubinho
1 litro de caldo de carne, aproximadamente (pode ser em cubinhos)
50 ml de creme de leite
50 ml de cachaça
1 punhado de salsinha picada
Sal a gosto

Como fazer
No liquidificador, bata o pinhão com o caldo de carne (quantidade necessária para que o líquido fique cremoso). Reserve.
Em uma panela grande, frite o bacon até que esteja torrado. Retira o excesso de gordura e acrescente a carne seca, mexendo de vez em quando, por aproximadamente 5 minutos. Acrescente os pinhões batidos e a cachaça. Deixe cozinhar por uns 10 minutos em fogo brando. Acerte o sal e junte o creme de leite. Finalize com a salsinha picada.


A outra é Carreteiro de Pinhão: o arroz carreteiro é uma tradição da comida brasileira muito forte, principalmente no interior do país. Ao usar essa deliciosa semente, você torna a comida ainda mais típica e caseira. Fica muito gostoso, você e toda a sua família vão adorar!

Ingredientes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena picada
2 tomates picados
1 cubo de caldo de carne
1½ xícara de pinhões cozidos, descascados e picados em pedaços grandes
1 xícara de arroz (preferencialmente parboilizado)
2 xícaras de água
Salsinha e cebolinha picada para servir

Como fazer
Em uma panela média sobre fogo médio coloque o óleo e a cebola picada e deixe fritar até que comece a ficar translúcida.
Acrescente os tomates, o cubo de caldo de carne, os pinhões e o arroz.
Mexa bem.
Acrescente a água, misture tudo e deixe cozinhar até a água do arroz secar (uns 15 minutos).
Coloque a salsinha na hora de servir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui