Delegação brasileira leva iguarias à mostra nos EUA

Delegação composta por 34 empresas brasileiras, de 23 a 25 de junho de 219, apresentou vasta gama de produtos com atributos saudáveis, sustentáveis e naturais, como açaí, tapioca, mel, própolis, castanhas e cafés especiais,  na Summer Fancy Food, em Nova York, nos Estados Unidos. A Apex-Brasil apoia a participação brasileira na feira desde 2017. “O Brasil já está entre os líderes mundiais do agronegócio, com destaque para o café. Na Summer Fancy Food queremos mostrar que podemos ser também grandes provedores de diversos tipos de alimentos saudáveis e versáteis, como a tapioca e o açaí, além de um exportador cada vez mais completo de chocolates e alimentos gourmet”, diz Fernando Spohr, Gerente de Operações da Apex-Brasil na América do Norte.

O evento é considerado a maior e mais importante feira comercial de alimentos gourmet e especiarias, produtos regionais, orgânicos e naturais dos EUA e reúne mais de 2,5 mil expositores de 54 países e 47 mil visitantes qualificados (importadores, distribuidores, representantes de restaurantes e serviços de alimentação). Com mais de 200 mil produtos alimentícios especiais em exposição, a Summer Fancy Food é considerada uma grande vitrine de lançamentos para os mercados americano e mundial.

Diversidade – Dentre os destaques de alimentos tipicamente brasileiros que a delegação apresentou na Fancy Food estão açaí, tapioca e castanhas. O leque de produtos também inclui bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, frutas, vegetais, biscoitos, massas, pães, bolos, cereais, grãos, especiarias, doces, balas, confeitos, produtos congelados, comidas naturais e saudáveis, mel, própolis, chocolates, cafés especiais, polpas de frutas congeladas, panetones, alimentos tradicionais (feijoada, carne seca, mandioca) embalados a vácuo e condimentos orgânicos e sustentáveis.

A Apex-Brasil selecionou, dentre as 34 companhias que foram a Nova York, cinco empresas para a categoria “Vitrine”. Sabor das Índias, Nugali, Vapza, Petruz e Mister Bey foram escolhidas por uma banca curadora nacional e internacional para promover os atributos de sustentabilidade, inovação, criatividade e diversidade brasileiros no universo dos alimentos.

Números – Dados do relatório “State of the Specialty Food Industry”, produzido pela Mintel e pela Specialty Food Association, organizadora da Summer Fancy Food Show, indicam que as vendas de alimentos especiais (specialty food) nos EUA alcançaram US$ 140,3 bilhões em 2017, o que representa crescimento de 11% em relação a 2015. Apenas no varejo, o crescimento foi de 12,9% (21% no comércio eletrônico). Em comparação, as vendas de alimentos em geral no varejo cresceram 1,4% no mesmo período. Os fatores que potencializam o aumento da procura por alimentos especiais nos EUA são a introdução de novos produtos e a maior disponibilidade desses alimentos em varejistas maiores.

O potencial do Brasil como exportador de alimentos especiais e o dos Estados Unidos como destinatário é comprovado por dados do Comex Stat, que mostram que, em 2018,  o Brasil exportou US$ 3,8 milhões de tapioca hidratada e é o quarto maior exportador mundial do NCM (190300). Para os EUA, em 2018, o Brasil exportou US$ 1,34 milhão de tapioca e US$ 20 milhões de açaí do total de 29,3 milhões do produto enviado para o Exterior. O Trade Map, por sua vez, sinaliza que  no mesmo ano o total de exportação de cachaça foi de U$$ 15,6 milhões, sendo US$ 3,1 milhões para os EUA, enquanto que dos U$ 116,1 milhões gerados pela venda da castanha de caju ao mercado internacional, em 2018, US$ 54,07 milhões destinaram-se aos EUA, e dos US$ 42,9 milhões em Castanha do Brasil, US$ 11,8 milhões foram para os EUA. Além disso, as empresas que produzem pão de queijo e são apoiadas pela Apex-Brasil exportaram US$ 5,08 milhões em 2018, sendo US$ 3,2 milhões para os EUA.

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