Agricultura Familiar gera matéria prima para mercado hoteleiro

O Projeto Talentos do Brasil Rural fornece amenities “Fair Trade” para o mercado hoteleiro oferecer aos hóspedes, com matéria prima originada na agricultura familiar. O projeto é homologado pelo Ministério do Turismo e tem parceria com Ministério do Desenvolvimento Agrário e SEBRAE, com o objetivo de implementar ações que fortaleçam a relação entre a agricultura familiar e a atividade turística.

Uma das empresas que faz parte do projeto é a paranaense Realgem´s Guest Solutions, líder nacional em amenities.. “A ideia é inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor a oferta brasileira”, afirma Mauro Carvalho, CEO da empresa. Mauro ainda complementa que “oferecer os amenities Talentos do Brasil é uma atividade altamente sustentável e que gera uma melhor renda para os pequenos agricultores, porque além do ganho na venda da matéria prima, 5% do lucro com essa linha é deles”.

A linha de cosméticos Talentos do Brasil é feita à base de mel, com formulação biodegradável, frascos recicláveis e extratos adquiridos dos pequenos agricultores brasileiros. Estes cosméticos são os únicos altamente sustentáveis do mercado hoteleiro com o selo “FAIR TRADE” e homologados pelo Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário e SEBRAE, respeitando a natureza e promovendo um turismo sustentável. De 2014, quando foi lançada, até hoje, mais de 500 mil unidades já foram vendidas.

Entre os hotéis que utilizam a linha estão o Best Western Premier Maceió, em Maceió – AL; a Pousada Areias do Rosa, em Imbituba – SC e a Pousada Cavalheiros dos Pirineus, em Pirenópolis – GO

Vale destacar que, no Brasil, a agricultura familiar congrega mais de 4 milhões de propriedades agrícolas familiares e responde por 70% do feijão nacional, 34% do arroz, 87% da mandioca, 46% do milho, 38% do café e 21% do trigo, além de o setor ser responsável por 60% da produção de leite e por 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro. Na economia, a agricultura familiar, de acordo com levantamento feito pelo portal Governo do Brasil, gera faturamento anual de US$ 55.2 bilhões. A renda do setor corresponde a 33% do PIB agropecuário e ainda demonstra que caso o Brasil contasse somente com essa mão de obra, estaria entre os 10 países que mais produzem alimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here