O QUE ACONTECEU NA AGRISHOW – Soluções voltadas ao aumento da produtividade de lavouras e animais

O crescimento da área da Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – via agregação de plots, dos 440 mil m² aos 520 mil², ampliou as possibilidades para o fortalecimento da presença de setores como o de fertilizantes e nutrição mineral e animal, além de fertirrigação.

Entre as empresas que procuraram levar aos visitantes soluções que ampliam a produtividade da lavoura, esteve a Santa Clara Agrociência, que levou sua linha completa de compostos destinados a auxiliar no crescimento das principais culturas do agro brasileiro, contribuindo, assim, para o aumento da produtividade agrícola. No estante de empresa, os visitantes tomaram contato com as propriedades e as formas de aplicação de pelo menos uma dezena de produtos que se desdobram em inúmeras fórmulas que aumentam, de forma significativa, a produtividade de vários cultivares brasileiros. Um desses produtos expostos na feira será o Totale, uma formulação líquida com nutrientes de elevada concentração, com tecnologia de nanopartículas, que aumenta a dinâmica de liberação e confere maior eficiência de uso, sendo muito mais prática e segura de manejar dentro da fazenda, o que também aumenta o rendimento da lavoura, reduzindo os custos operacionais. Também foi possível conhecer os resultados de pesquisas desenvolvidas com o Protex, um protetor solar para plantas que já comprovou poder aumentar em até 39% a produtividade do algodão, ampliar em 39 sacas por hectare a produção de batatas e elevar de 73 para 82 sacas de soja por hectare.

A UPL, por sua vez, levou o programa Pronutiva – que integra  as soluções de proteção de cultivos e as modernas tecnologias de biossoluções em torno do conceito de Saúde Vegetal. A proposta da empresa é contribuir com soluções inovadoras e eficazes para a Cana, Citros, Café, Soja, Milho, Tomate e Batata – e o Programa Aplique Bem, parceria da empresa com o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC), que tem como principal objetivo a segurança ambiental, alimentar e humana, relata o pesquisador científico Hamilton Ramos, do CEA/IAC. Trata-se de uma prestação de serviços sem custo para o agricultor, para melhor uso da tecnologia disponível e uso racional dos defensivos agrícolas, contribuindo para a produção de alimentos seguros e de qualidade, otimizando a produção e diminuindo gastos, além de proporcionar maior segurança para quem aplica e reduzir impactos ao meio ambiente. O programa existe há 12 anos e já treinou mais de 65 mil agricultores de todo o país, em 3.140 eventos.

O setor canavieiro foi o foco da Ubyfol  e da Adama. Enquanto a Ubyfol levou linha de recobrimento Ubycover com soluções para fertilizantes líquidos e aplicações de vinhaça; a Adama levou linha completa de nematicidas, herbicidas, fungicidas e apresentou o ADAMA Air, tecnologia instalada na barra de pulverizações dos aviões para direcionar o fluxo de ar do equipamento e reduzir drasticamente a deriva na aplicação aérea de defensivos, e o ADAMA Sagres, sistema tecnológico de autogestão para usinas de cana-de-açúcar.

Em nutrição para ruminantes, a DSM apresentou soluções para bovinos de corte e leite, que, segundo a empresa, contribuem para melhorar os índices zootécnicos dos animais e a rentabilidade da pecuária de corte e leite. Há soluções para as diferentes fases de vida dos animais, desde a cria, a recria, até a lactação e vacas em período de transição, assim como produtos que contribuem com o aumento de produção de leite das vacas, impulsionando a produtividade. Há também opções para os produtores que optam pelo sistema de pastagem – para suplementação mineral nitrogenada de bovinos de corte adultos durante a seca e para bovinos de corte em crescimento produzidos em sistemas de pastagem em período seco, assim como para bovinos na fase de terminação – e para os pecuaristas que produzem bovinos de corte em sistemas de confinamento no período mais seco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui