Agricultura Digital: Novidades focadas no produtor

Logo no primeiro dia da Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – três novidades relacionadas à agricultura digital foram anunciadas: o ConectarAgro, a plataforma AgroAPI e o BDCA.

A plataforma AgroAPI é a novidade da Embrapa Informática Agropecuária para atender ao mercado de tecnologias em agricultura digital, que vai ofertar informações e modelos gerados pela Embrapa que poderão ser utilizados por empresas e startups para a criação de softwares, sistemas web e aplicativos móveis para o setor agropecuário, com redução de custo e de tempo. A plataforma AgroAPI contempla desde informações sobre produtividade e cultivares até zoneamentos agrícolas, que podem ser úteis, por exemplo, no desenvolvimento de soluções para o planejamento e monitoramento da produção e a gestão de risco agrícola. Países como os Estados Unidos, a Austrália e a França já dispõem de plataformas semelhantes. Os dados serão disponibilizados pela ferramenta de forma totalmente virtual por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicativos, na tradução do inglês). Elas consistem num conjunto de padrões e linguagens de programação que permite, de maneira automatizada, a comunicação entre sistemas diferentes de forma ágil e segura. Apesar de invisíveis para o usuário comum, as APIs são responsáveis pelo funcionamento de diversos recursos utilizados no dia a dia em aplicativos de mobilidade, sites de comércio eletrônico e redes sociais, entre outros nichos de mercado. 

O Banco de Dados Colaborativo do Agricultor (BDCA), apresentado pela Abimaq, é um banco de dados com o propósito de integração dos dados gerados por equipamentos e sensores  de todos os fabricantes, sendo que a liberação  do acesso aos dados  é autorizado pelo agricultor. O benefício para o agricultor é ter todas as informações de suas máquinas e sensores  integrados em um único local, sem depender  do sistema de um único fabricante. Os fabricantes podem compartilhar parte ou a totalidade dos dados gerados, atendendo a demanda dos agricultores de integração dos dados provenientes de máquinas de diferentes marcas. 

Já o ConectarAgro, resultado da convergência de interesses de oito empresas com atividades complementares, objetiva promover um ecossistema favorável de acesso à internet móvel nas mais diversas regiões agrícolas brasileiras. AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble apoiam essa iniciativa que buscará promover a adoção de soluções abertas, inicialmente com a utilização da rede 4G na faixa de 700MHz, tecnologia global que permite a cobertura mais eficiente no campo.

O objetivo da iniciativa ConectarAGRO é fomentar a expansão da cobertura e alcançar cerca de 5 milhões de hectares até o final do ano, o que representa cerca de 10% da área cultivada brasileira. Independentemente do tamanho da propriedade, todos os tipos de agricultores poderão usufruir dos benefícios dessa iniciativa. 

O ConectarAGRO promoverá não apenas a conexão de máquinas, mas também a de pessoas, permitindo por meio desta flexibilidade um maior aproveitamento da solução. Adicionalmente, por seguir um conceito aberto de padrão global, a solução promovida oferecerá ainda mais benefícios em relação às demais soluções tecnológicas disponibilizadas no mercado, que seguem conceitos fechados, que limitam seu uso e geram insegurança de investimento por parte de agricultor, dificultando sua adoção em larga escala.

Com a solução promovida, independente do segmento em que atua, o produtor rural poderá usufruir, de forma completa, dos recursos disponíveis hoje de agricultura de precisão, digital e automação, além de ter acesso a uma infinidade de novos produtos e serviços habilitados com a disponibilidade da conectividade.

Dessa forma, o ConectarAGRO, promovendo a conectividade no campo, será fundamental para otimização das máquinas e da lavoura, contribuindo para que o agronegócio brasileiro dê um novo salto de produtividade e aumente ainda mais a sua competitividade no cenário internacional.

Serviço:
AGRISHOW 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 29 de abril a 3 de maio de 2019
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)
Horário: das 8h às 18h
www.agrishow.com.br

Katia Penteado, editora do GestAgro 360°, fará a cobertura jornalística da Agrishow a convite dos patrocinadores.

Crédito da foto de capa: ConectarAgro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui