A multinacional brasileira de soluções tecnológicas seguras Valid anunciou a aquisição de 51,8% da Agrotopus, startup focada em soluções corporativas para a área de agronegócio. Com a operação, a agtech se torna uma linha de negócios da Valid especializada em soluções inovadoras para toda a cadeia produtiva agrícola e pecuária. O valor da aquisição é de R$ 6,5 milhões.
A base de clientes da Agrotopus são as cooperativas de café que somam 12% do mercado brasileiro. O foco, neste primeiro momento, será consolidar as soluções ligadas à rastreabilidade segura e certificações sobre a origem e todo processo produtivo exigido pelo segmento cafeeiro no setor nacional e para exportações. Em quatro anos, a empresa deve representar cerca de 4% da receita total da Valid.
A nova linha agro já começa com três serviços: a fazenda digital, com oferta de soluções em internet das coisas (IoT) para produtores de café e cooperativas; o armazém inteligente, com acompanhamento online da movimentação de produtos e lotes dentro do armazém, graças à identificação por etiquetas RFID (Radio Frequency Identification), e marketplace – plataforma segura para a venda de itens de insumo ou consumo entre cooperados, cooperativas e outros players.
As soluções foram desenvolvidas levando em conta as dificuldades de conectividade plena em áreas remotas. Com a combinação de processamento local e a posterior transferência de dados, a solução torna-se acessível a produtores de qualquer porte.
“A aquisição integra o movimento estratégico da companhia de aliar sua experiência global com iniciativas locais, inovadoras e segmentadas. Além disso, temos a oportunidade de oferecer nossas soluções integradas de certificados e assinaturas digitais, Internet das Coisas, Big Data e Blockchain”, disse Carlos Affonso d´Albuquerque, CEO da Valid.
“A Agrotopus está alinhada com nossa visão de desenvolvimento de modelos de negócio de rastreabilidade e nos permite entrar em um segmento da economia brasileira com enorme potencial de crescimento e que vem liderando a adoção de tecnologia em IoT”, acrescentou Albuquerque.
Essa aquisição abre mais uma importante via de crescimento para a multinacional, que atua em vários países com portfólio diversificado de serviços de segurança para os mercados financeiro e bancário, de telefonia móvel, identificação de pessoas, objetos e transações, gerenciamento de dados, IoT e track & trace.