Expoabra aborda o panorama os desafios para o futuro da avicultura nacional

A avicultura brasileira é um dos setores mais relevantes dentro da economia do agronegócio. O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, e a expectativa é que se mantenha na primeira posição até 2029, de acordo com análise do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Mesmo com as intercorrências desde o início da pandemia, o País seguiu batendo recordes de exportação e garantiu que o alimento chegasse à mesa do brasileiro.

Durante o segundo dia da Expoabra Digital, o diretor de Operações Agropecuárias da Seara, José Antônio Ribas, falou sobre o panorama atual e o futuro da avicultura no Brasil, DF e Entorno. “O ano de 2020 tem sido absolutamente desafiador para a avicultura e suinocultura brasileira. Toda a indústria esperava que 2020 tivesse um grande crescimento, para recuperar margens e constituir uma oportunidade de investimentos para o setor. Logo no início da pandemia, o agronegócio foi estabelecido pelo Governo Federal como um setor essencial. O período teria sido muito pior se tivéssemos falta de alimentos no Brasil, mas ainda assim foi muito difícil enfrentar esse processo”, avaliou.

Segundo Ribas, a capacidade de adaptação do setor foi essencial para manter as atividades de produção e distribuição da carne. “Se olharmos para o setor, ele já tem dentro do seu escopo a competência de cuidar muito bem da limpeza, da higiene e da saúde, justamente porque lidamos com alimentos. Mas tivemos que expandir esse conceito para as pessoas e para a vida social de cada um, para que elas se cuidassem e pudéssemos manter as atividades. Assim, foram feitos muitos investimentos e, mesmo num ano tão difícil, batemos recordes de produção e exportação, geráramos emprego, renda e receita.

Sobre o Distrito Federal, o diretor da Seara acredita que há potencial para crescimento na produção. “Temos a intenção de crescer no Distrito Federal e eventos como a Expoabra são absolutamente relevantes para mostrar o quão bom é investir na avicultura, que é uma atividade sólida e consistente”, concluiu.

Nos primeiros três meses de 2020, o Brasil atendeu ao mercado interno e não houve registro de falta de alimentos provenientes da avicultura. Dos 13,5 milhões de toneladas de carne de frango produzidas no País, 70% foram para o mercado nacional, de acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal.

A ExpoAbra Digital foi realizada de 5 a 8 de novembro.