Confina Brasil mapeará mais de 1 milhão de animais

A primeira edição do Confina Brasil tem início em 9 de março, a partir de São Paulo e passará por importantes cidades de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. O objetivo é avaliar cerca de um milhão de animais criados de forma intensiva nos cinco principais estados brasileiros confinadores, o que representa, aproximadamente, 20% do gado total confinado no País.

O Confina Brasil será composto por duas rodadas de visitas para avaliação dos dados de confinamentos e semiconfinamentos, relacionados a todos os processos de produção envolvidos na atividade. São eles: gestão, manejo, sanidade, nutrição, logística, produção de alimentos, sustentabilidade e automação. Todos os dados apurados serão certificados e validados pela Unesp, campus de Jaboticabal, instituição de ensino referência, que juntamente com os técnicos da Scot Consultoria, aplicará um questionário em todas as fazendas do roteiro.

A primeira rota de visitas acontecerá entre os dias 9 de março e 9 de abril. Já a segunda, será de 24 de agosto a 25 de setembro. Os resultados da primeira rodada, com a previsão do primeiro ciclo, serão apresentados no Encontro de Confinamento e os da segunda, com o resultado do primeiro ciclo e as expectativas para o segundo, no Encontro dos Encontros da Scot Consultoria.

Encontro de negócios – Durante a programação do Confina Brasil, também serão realizados quatro encontros de negócios, sendo dois em cada etapa. O objetivo é reunir cerca 50 produtores em cada, para os quais serão ministradas palestras sobre mercado do boi, de forma simples e direta, além de parte dos dados das visitas. Nesses encontro, além de disseminar conhecimento, serão avaliadas as técnicas vigentes. O fomento do uso de novas ferramentas e avaliação dos gargalos da atividade também são metas.

O projeto – O Confina Brasil surgiu diante da necessidade de dados mais precisos sobre a pecuária intensiva no País. Segundo o diretor de marketing da Scot Consultoria, o escopo do projeto começou a ser desenhado em 2015 após observarem essa carência de informações no mercado. Somado a isso, os profissionais viram no evento a oportunidade de fazer algo diferenciado e não apenas coletar dados, mas também mostrar a realidade no campo.

A ideia é aproveitar a rota para levar ao grande público o importante trabalho que os pecuaristas fazem em suas fazendas, sendo eles cada vez mais eficientes, sustentáveis, tecnificados e preocupados com bem-estar dos animais. “O Brasil é muito grande e gostaríamos de entender cada realidade nestes cinco estados que vamos visitar. Assim, saberemos de fato a diferença entre o pequeno, o médio e o grande confinamento com uma imagem mais fiel da atividade no País”, comenta Marco Túlio Habib Silva, diretor de marketing da Scot Consultoria.

O projeto além dos objetivos claros de retratar o que é a pecuária intensiva no Brasil, também tem a preocupação e cuidado com a ação social. Durante todo o trajeto que a comitiva do Confina Brasil passar, fará a divulgação do Hospital de Amor, de Barretos, entidade referência no tratamento de pessoas om câncer que também apoia o projeto.

Apoiadores – Idealizado pela Scot Consultoria, o Confina Brasil tem também apoio e patrocínio do BB Seguros, Boehringer Ingelheim, John Deere, Nutron/Cargill e UPL. Além disso, o projeto conta com o apoio institucional da Assocon, Hospital de Amor, Sociedade Rural Brasileira e Unesp – Jaboticabal.

“É importante ter o apoio de entidades renomadas, que acreditam no nosso projeto e entendem que os dados originados irão trazer uma visão um pouco mais clara do que está acontecendo na pecuária intensiva brasileira. Haverá mais informações disponíveis para todos os envolvidos na cadeia”, destaca Marco Túlio Habib Silva, diretor de marketing da Scot Consultoria.

Todas as informações da rota serão atualizadas diariamente no Instagram e no site do projeto.

Fotos: Divulgação