Durante a cerimônia de entrega do 15º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo – Mercedes-Benz, realizada de forma online na manhã de 1º de dezembro, foram anunciados os 15 profissionais da imprensa que tiveram seus trabalhos reconhecidos e premiados nas categorias mídia impressa, eletrônica e vídeo.
O Prêmio, que tem o patrocínio da Mercedes-Benz e da Schwaben, reconhece reportagens que tratam de temas relativos à tecnologia da mobilidade em pelo menos um dos modais – rodoviário, urbano, aéreo, aquaviário ou ferroviário, com abordagens envolvendo áreas como agronegócio, energia, sistemas autônomos, conectividade, digitalização, pesquisa e desenvolvimento para inovação, manufatura avançada e ESG (Governança Socioambiental).
O primeiro lugar em cada categoria recebeu prêmio em dinheiro no valor de R$ 3.000 e duas matérias em cada categoria receberam menção honrosa no valor de R$ 1.000 cada, totalizando R$ 15.000 em prêmios. Além disso, duas reportagens em cada categoria foram certificadas como destaque.
Os jurados desta edição foram os jornalistas Pedro Kutney, editor do portal de notícias Automotive Business; Katia Penteado, editora do portal GestAgro 360°, da revista Máquinas & Equipamentos e do Anuário ABIMAQ, entre outras publicações; além do conselheiro da SAE BRASIL, Everton Lopes da Silva, Head da MAHLE Tech Center South America.
“Os jornalistas são responsáveis por informar os fatos ao público e o Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo Mercedes-Benz reconhece os profissionais que se destacam na tarefa de traduzir o complexo mundo da tecnologia da mobilidade em informação de fácil compreensão. Um mérito inestimável”, pontuou o presidente do Conselho da SAE, Camilo Adas.
“Para nós, da Mercedes-Benz, apoiar e reconhecer este trabalho tão fundamental da imprensa especializada é muito importante, pois se trata de uma prestação de serviço essencial à sociedade, que está se transformando com o avanço tecnológico da mobilidade. E poder contar com os profissionais jornalistas nesta missão de transformação é uma honra e um privilégio, por isso, incentivar seu trabalho, principalmente em tempos tão desafiadores, como agora, na pandemia, é também nosso dever”, afirmou Camila Franco, gerente de Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz do Brasil.
Mídia impressa
Na categoria mídia impressa, a reportagem vencedora foi “Uma nova Era” escrita pelo jornalista Edmundo Ubiratan e publicada na AERO Magazine, que mostra como com capacidade de pousar e decolar em trajetória vertical, veículos elétricos urbanos poderão mudar a dinâmica do transporte de cargas e passageiros em grandes cidades.
As duas menções honrosas em mídia impressa foram para Vilhena Soares Alves, do Correio Braziliense, com a série de reportagens “Estradas poluentes”, e para Thiago Vinholes, da Revista Autoesporte, pela matéria “Quem não tem carro caça com Gripen”.
Os dois destaques da categoria foram para os jornalistas Diogo de Oliveira, do Jornal do Carro/Estadão, pela reportagem “SUVs brasileiros terão futuro híbrido: HR-V, Kicks, Renegade e T-Cross eletrificados vêm ai”, e para André Chiappero Schaun, da Revista Autoesporte, com “As gigantes que movem o agronegócio!”.
Mídia Eletrônica
Na categoria mídia eletrônica a vencedora foi a jornalista Rafaela Borges, do UOL, pela reportagem “Design do Futuro” sobre como o visual dos carros mudará nos próximos anos e que as maiores revoluções devem ocorrer do lado de dentro dos veículos.
Uma das menções honrosas em mídia eletrônica foi para Renan Bandeira Eduardo, do Mobiauto, pela matéria “As surpresas de dirigir um carro elétrico pela primeira vez”. A outra foi para Rodrigo Ribeiro, pela reportagem “Viajamos 1.200km de carro elétrico: os desafios, as vantagens e o custo de enfrentar um Brasil atrasado”, publicada na Revista Autoesporte.
Os destaques em mídia eletrônica foram atribuídos a Raphael Salomão e Alana Fraga, pela matéria “Agropecuária é fundamental para interiorizar uso do biogás no país”, feita em conjunto e publicada na Revista Globo Rural, e para Cleide Silva, do Jornal Estadão, com a matéria “Cerco ao carro a gasolina cresce no mundo e pressiona petroleiras”.
Vídeo
O primeiro lugar na categoria vídeo, foi para Isadora Carvalho, do canal da Revista Quatro Rodas, pela reportagem “Tesla Model 3 é um celular sobre rodas que dirige sozinho?”, sobre o modelo, que é 100% elétrico, conduzido por tela única e que, além de conduzir sozinho, o pode ganhar potência e performance com uma simples atualização.
As menções honrosas em vídeo foram para André Paixão, do canal Primeira Marcha, pelo vídeo reportagem “Dá pra viajar com carro elétrico? Andamos até a bateria quase acabar” e para Darlan Helder dos Santos, do Tecnoblog, pelo vídeo “Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?”.
Os destaques foram para Daniel Azevedo, do Canal Rural, pela reportagem “Logística 4.0”; e Henrique Alves Rodriguez, do canal da Revista Quatro Rodas, com o vídeo “Meteor: dirigimos o maior caminhão da Volkswagen no mundo”.
O Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo foi criado em 2007 como um incentivo à cobertura jornalística em âmbito nacional sobre tecnologias aplicadas à mobilidade. Ao longo desses anos foram inscritas milhares de reportagens produzidas no Brasil, que são um importante registro de toda a evolução pela qual passa o setor. O histórico de vencedores pode ser consultado aqui.
A SAE BRASIL é o resultado de uma trajetória de empreendedorismo, que teve início em 1991 quando executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade face ao processo de globalização, tiveram a iniciativa de criar no país uma afiliada da SAE International. Desde então a SAE BRASIL vem crescendo, totalizando mais de seis mil associados, 900 voluntários e nove seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído ao longo de mais de um século de existência em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos ao setor automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.
Fotos: Divulgação