De acordo com dados levantados pela a área de Insights & Innovation da FleishmanHillard Brasil para o infográfico “A potência do agronegócio no Brasil”, os investimentos em agtechs brasileiras ultrapassaram US$ 160 milhões desde 2009. Os 5 maiores investimentos das agtechs estão na construção de soluções para as culturas de soja (46%), milho (41%), pecuária de corte (30%), cana-de-açúcar (35%) e café (25%).
As mulheres têm tido importante participação no setor: já são mais de 947 mil estabelecimentos rurais dirigidos por elas e 64% das empresas de alta performance têm homens e mulheres ocupando igual influência na estratégia dentro das organizações.
A soja é a grande protagonista, na última década, a área de soja aumentou em 13 milhões de hectares e a produtividade expandiu 15%. Além disso, de 50 sacas há 10 anos, o hectare plantado da cultura passou a render até 100 sacas.
Segundo dados da edição 2021 do Authenticity Gap (AG) – metodologia proprietária da FleishmanHillard que analisa a lacuna entre reputação e marca e qual a expectativa dos consumidores sobre elas – cuidar melhor do meio ambiente domina as expectativas dos consumidores em relação à categoria do agronegócio. Por fim, comunicação confiável é o único direcionamento de nove avaliados, que supera as expectativas dos consumidores em relação ao setor.
Imagem: FleishmanHillard Brasil