O operador de máquinas pesadas Luanderson Patrício de Souza, natural de Altos (PI), foi o grande vencedor da etapa final da América Latina no Desafio Mundial de Operadores da Caterpillar, realizada em 25 de outubro, em Piracicaba (SP). Agora, Luanderson irá representar o Brasil na final mundial do Desafio, que será realizada em março de 2026 em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A competição reuniu 12 competidores de sete países, que foram os vencedores das etapas regionais realizadas no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Paraguai, República Dominicana, Suriname e México. De acordo com Artur Bullio, diretor de Vendas da Caterpillar, “mais do que uma disputa técnica, o Desafio Mundial de Operadores celebra a formação profissional e o reconhecimento dos operadores como peças-chave para setores como infraestrutura, construção, mineração e agronegócio, entre outros essenciais à economia. Quem se destaca nesta competição, escreve seu nome na história e inspira as próximas gerações”.
Os participantes enfrentaram provas práticas desafiadoras com o objetivo de testar suas habilidades na operação de máquinas pesadas – com foco em precisão, segurança e domínio das tecnologias Cat. Durante um dia inteiro de disputas, os operadores mostraram domínio em máquinas como carregadeira, trator de esteira, escavadeira e retroescavadeira. Desde a movimentar blocos de concreto de centenas de toneladas a acertar uma bola de basquete em uma cesta a partir de uma máquina, os operadores mostraram muita habilidade e técnica durante o desafio.
“Me inscrevi neste Desafio depois de ver uma postagem nas mídias sociais, eu jamais imaginei que chegaria até aqui. Estou muito feliz e sinto que a minha ficha não caiu ainda. Ir para Las Vegas representar o meu país é um sonho”, afirmou Luanderson. “Sou muito grato a todos que me ajudaram chegar aqui. Operar máquinas é sinônimo de amor. Que esse prêmio sirva de inspiração para que as próximas gerações possam acreditar e seguir seus sonhos”, disse.
Além de Luanderson, o Brasil teve mais um representante nesta etapa – André Nowak, de Araucária (PR). Ele foi o segundo colocado geral no desafio.
“Este Desafio Mundial de Operadores representa uma iniciativa voltada à valorização da mão de obra especializada e à promoção da excelência técnica no setor de máquinas pesadas. Por meio dessa ação, reforçamos nosso compromisso com o reconhecimento profissional e com o avanço tecnológico que impulsiona o desenvolvimento do Brasil“, afirmou Dennis Ventura, vice-presidente de Marketing e Vendas da Caterpillar.
A Caterpillar é pioneira nesta competição, que é realizada desde 2019 em todo o mundo. Na última edição, entre 2022 e 2023, foi registrada a participação de mais de 10.000 operadores de 32 países.
Foto: Divulgação








