Com a expectativa de receber 195 mil visitantes de mais de 50 países nos cinco dias de realização, de 28 de abril a 2 de maio, a 30ª edição da Agrishow está chegando e trazendo inovações tecnológicas, infraestrutura aprimorada e maior participação feminina.
Em coletiva de imprensa pré-evento, realizada em 1º de abril de 2025, com a presença de lideranças do setor, membros do poder executivo e do legislativo, João Carlos Marchesan, presidente da Agrishow e 1º vice-presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, reforçou a importância desta edição: “A Agrishow tem sido um palco fundamental para o desenvolvimento do agronegócio nacional. Celebrar 30 edições deste evento é reconhecer sua relevância como um espaço de troca de conhecimento, inovação e crescimento para o setor. Estamos empenhados em tornar esta edição ainda mais especial para expositores e visitantes.”
Pedro Estevão, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq (CSMIA), destacou a importância da tecnologia para o futuro do agronegócio. Segundo ele, “a indústria está cada vez mais preparada para oferecer soluções inovadoras para aumentar a eficiência da produção. Temos um grande desafio de levar tecnologias como a Inteligência Artificial (IA), que já estão disponíveis para os grandes produtores, também para o agricultor familiar. A chegada da agricultura digital é uma grande oportunidade para integrar todos os setores do campo”, completa, expressando otimismo em relação ao potencial de inovação da feira e as possibilidades que o evento abre para o setor.
Para celebrar a 30ª edição, a feira, cujo tema deste ano é “O Futuro do Agro de A a Z”, contará com uma exposição apresentando uma linha do tempo que destacará a trajetória e evolução da Agrishow. Além disso, conteúdos exclusivos na mídia e materiais visuais foram preparados especialmente para esta edição. “Estamos celebrando um marco histórico, não apenas para a Agrishow, mas para todo o agronegócio brasileiro”, afirmou Liliane Bortoluci, diretora da Informa Markets, organizadora da feira.
Melhorias na infraestrutura e acesso
Neste ano, a feira contará com uma série de melhorias estruturais para proporcionar mais conforto na experiência dos visitantes. Entre as novidades estão o asfaltamento de ruas, melhorias na sinalização viária e ajustes no fluxo de trânsito. “Uma parceria com a Polícia Rodoviária permitirá a liberação do acostamento nos horários de pico, facilitando a chegada ao evento. Além disso, o estacionamento foi reestruturado e o número de bilheterias foi ampliado para reduzir o tempo de espera na entrada”, comenta Liliane.
Participação feminina em destaque
A presença feminina no agronegócio vem ganhando força, e a Agrishow 2025 reforça seu compromisso com esse movimento. De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, 19% dos estabelecimentos rurais no Brasil são liderados por mulheres, e elas já representam próximo de 30% do público da Agrishow.
“Trabalhamos intensamente neste ano para ampliar essa participação. Fortalecemos o Agrishow Pra Elas, criamos uma infraestrutura aprimorada e mantemos um diálogo constante com entidades do setor para expandir ainda mais esse espaço. A presença feminina no agronegócio não para de crescer, e a feira precisa refletir essa realidade, garantindo um ambiente mais inclusivo, com acesso a conhecimento e oportunidades para todas”, enfatiza João Marchesan.
O espaço da atração foi expandido, com uma área coberta e climatizada especialmente para as mulheres do setor. O objetivo é promover mais interação, troca de conhecimento e oportunidades dentro do agronegócio.
Educação e novas oportunidades Um projeto especial integrará alunos da rede pública de ensino de Ribeirão Preto à feira. Segundo o prefeito de Ribeirão Preto (SP), Ricardo Silva, serão 16 escolas participantes, com 1.150 alunos do 9º ano e 84 docentes. “O ser humano é movido a sonhos e queremos transformar esse sonho em realidade. Quando mais crianças e jovens perceberem que o agro e Ribeirão Preto representam uma grande oportunidade, começaremos a mudar a realidade de quem hoje sofre com a falta de qualificação”, destaca o prefeito. O transporte dos estudantes será feito em 38 viagens de ônibus. O projeto é visto como um passo importante para aproximar os jovens da realidade do agronegócio e das oportunidades do setor.