Empresa israelente adquire fabricante de inoculantes

Mercado em potencial no Brasil de 6,2 bilhões de reais em 2023 e com expectativas de chegar a 16,5 bilhões de reais em 2028, atingindo um crescimento anual de 21% durante esse período, o objetivo da ICL com a aquisição da empresa Nitro 1000, localizada em Cascavel, no Paraná, é construir uma plataforma relevante em produtos biológicos no País. Com desenvolvimento e produção próprios, a paranaense foi escolhida por sua boa capacidade instalada de produção – 4,5 milhões de litros por ano – e expertise em fermentação, que permite a fabricação com qualidade de inoculantes, produto que contém micro-organismos vivos com atuação favorável ao crescimento das plantas.

“A estrutura da Nitro 1000, aliada aos nossos recursos de P&D, permitirá o avanço no segmento de biológicos e nos posicionará como a empresa de tecnologia com o portfólio mais amplo do Brasil, permitindo o atendimento às diversas demandas dos produtores”, afirma Ithamar Prada, vice-presidente de Marketing & Inovação da ICL.

Para Iris Guindani, um dos fundadores da Nitro 1000, que permanecerá a frente da companhia, a venda é um passo natural na trajetória de sucesso da empresa. “Fundamos a Nitro 1000 em 2007, fizemos os investimentos necessários para o desenvolvimento dos nossos produtos e chegamos até aqui, com muito orgulho. Essa nova etapa que a Nitro 1000 está começando permitirá que a empresa alavanque o seu crescimento através dos investimentos da ICL no segmento de biológicos, capacidade interna de P&D e parcerias-chaves para desenvolver novos produtos”, destaca Guindani.

O Brasil é o primeiro país em que a ICL adquire uma empresa no segmento de biológicos e isso se deve à crescente relevância que esse segmento tem na agricultura. De acordo com Prada, novos produtos serão lançados ainda em 2024. “Serão inoculantes principalmente voltados às culturas de soja, milho e cana-de-açúcar, que substituem ou otimizam o uso de fertilizantes, aumentando a rentabilidade e sustentabilidade na agricultura”, explica. 

Prada também enfatiza que a aquisição da Nitro 1000 é um marco notável na expansão da ICL. “É um primeiro passo importante na construção da plataforma de biológicos da ICL, pois a Nitro 1000 traz com ela uma expertise em fermentação e produção de alta qualidade de insumos biológicos, principalmente ligados a inoculantes, que é um setor complementar e próximo ao que atuamos hoje na área de nutrição de plantas. Esse passo, aliado aos nossos recursos em desenvolvimento de novos produtos e parcerias no Brasil e no mundo, irá nos posicionar como um player relevante e inovador no setor de biológicos”, destaca Prada.

Investimento no Brasil

“Estamos entusiasmados em integrar a experiência da Nitro 1000 de fabricação de produtos biológicos com a extensa capacidade de P&D e inovação da ICL e executar ainda mais nossa estratégia de continuar a investir na agricultura – especificamente no Brasil”, disse Elad Aharonson, presidente da ICL Growing Solutions. “Esta aquisição nos permite alavancar nosso negócio global de Growing Solutions para desenvolver novos produtos e tecnologias, ao mesmo tempo em que nos beneficiamos de nossa capacidade de produção existente e de nossa estratégia de entrada no mercado de biológicos. Isso também nos permitirá continuar a aumentar a participação de mercado e a liderança em nutrição vegetal especializada no Brasil”, complementa.