Show Rural Coopavel – Irrigação e luz: tecnologia sustentável aumenta produtividade

“Irrigação de luz” é o nome de tecnologia para pivô de irrigação com iluminação exposto para demonstração e validação durante todo o Show Rural Coopavel.

Desenvolvido pelo Grupo Fienile, empresa parceira e residente no Parque Tecnológico Itaipu, o projeto Irriluce, globalmente pioneiro, traz uma consultoria tecnológica inovadora, que inclui diversos componentes para otimizar o sistema produtivo e entregar maior produtividade e qualidade das safras para o produtor.

As tecnologias foram instaladas para experimentação e validação no Parque de Exposições Show Rural Coopavel cerca de 60 dias antes da abertura oficial do evento. Os produtores que passarem pelo espaço conheceram os resultados, aplicados na prática, das duas formas do projeto: um pivô de iluminação artificial e, o mais recente lançamento, o pivô de iluminação artificial para áreas sequeiras – que não irriga água, somente luz.

Nos últimos anos, o Grupo Fienile acumula casos de sucesso em diversas plantações pelo Brasil, com incremento médio de produção chegando a 66% em algumas culturas. Em uma área de testes menor, inclusive, a produção saltou de 75 sacas para 118 sacas de soja por hectare.

Essa produção acima do tradicional exige que a Irriluce trate não apenas dos pivôs, mas, também, da nutrição do solo e adequações no manejo da cultura, da semeadura à colheita. Tudo isso, automatizado e disponível em um software – desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu  – que permite a gestão de toda a tecnologia de forma remota e em tempo real.

Desde 2018, o Paraná está assolado por secas constantes que impactam toda a cadeia do agronegócio, com perdas de produtividade que chegam a 75% na região Oeste do Estado, área mais afetada. Investir, contribuir e tornar acessível ao produtor soluções que proporcionam o desenvolvimento sustentável do agronegócio, reduzindo impactos causados pelo clima e incentivando, por exemplo, a redução de custos por meio de aplicação de fontes ambientalmente melhores, como remineralizadores e a adição de matéria orgânica, cumpre com os objetivos de todos os parceiros engajados no processo.

A expectativa, para o Show Rural, é consolidar a parceria entre PTI-BR e Grupo Fienile para tornar, cada vez mais, a IRRILUCE um produto robusto e escalável no mercado, trazendo toda uma camada de inteligência para o negócio, inclusive com linhas de crédito específicas.

“Assim, PTI-BR e Itaipu Binacional levam mais tecnologia, inovação e sustentabilidade para o campo com foco em ampliar negócios de parceiros, gerar mais empregos e renda e atuar como catalisador entre governo, mercado, universidade e investidores, desenvolvendo todo o ecossistema de inovação”, finaliza Ariel Scheffer, Superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional.

GestAgro 360º estará em Cascavel (PR), fazendo a cobertura do evento a convite dos organizadores.

Foto: Assessoria

Texto: Jean Paterno – Assessoria de Imprensa do Show Rural Coopavel

Foto – Assessoria