Muzambinho inaugura rota dos cafés especiais

Que tal conhecer as montanhas de cafés especiais dentro de uma cafeteria? Para comemorar 10 anos de Agropecuária Santa Inês, foi inaugurada o tour da rota dos cafés especiais abordo de um ônibus Cafeteria, a Ritinha.

A cafeteria foi montada dentro de um ônibus que percorre 18 quilômetros pelas estradas rurais entre as lavouras de café. A proposta é atrair o turista para conhecer como são produzidos os grãos de cafés especiais da região vulcânica. Durante o trajeto são feitas orientações, paradas e é servido um café para os turistas.

O primeiro passeio saiu de frente ao Supermercado Gonçalves, do Seu Alfredo, que há mais de 70 anos está no município e seguiu até a sede da propriedade.

No passeio inaugural do ônibus, os turistas conheceram a cafeteria equipada com pia, mesinhas e cafés especiais que são servidos durante o passeio. “Essa é uma iniciativa para trazer as pessoas que desejam conhecer os cafés especiais,” falou Wilsinho Lima, secretario de turismo.

Para o gerente comercial Rafael Monteiro, a rota dos cafes especiais é uma oportunidade para que o consumidor conheça como são feitos os cafés Carruá, temos uma linha para cada público. O café MAEG, a linha Rituale e o Café Carruá em embalagens rosa, uma linha mais sofisticada, completa.

A Ritinha, como era o nome da antiga linha que ligava Muzambinho a Caconde, leva os turistas para apreciarem as montanhas com as lavouras de café. Na chegada o grupo é recebido na cafeteria da fazenda com um farto café, conhece o mirante e os processos do terreiro. “Essa inauguração marca o início de um projeto quem vem agregar para a cafeicultura de Muzambinho. Apoiamos os empresários que geram empregos, e nesse caso ajuda a impulsionar o nosso turismo, falou Paulinho Magalhaes, prefeito de Muzambinho.

O primeiro passeio também marcou os dez anos da agropecuária Santa Inês. Com as bençãos do seu Alfredo Gonçalves, que aos 89 anos descerrou a placa da Rota dos Cafés Especiais entre Minas e São Paulo.

A Rota dos Cafés Especiais faz parte do Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras, composto por 15 cidades da região do sudoeste de Minas e que em 2022 completa 20 anos de existência. O objetivo das rotas é dar opções de passeios, com gastronomia e história dos pequenos municípios da região.  

Na sede da fazenda, os turistas são recebidos com uma farta mesa de quitandas e com atrações musicais. No dia da inauguração o show foi por conta dos cantores Evandro Navarro e Fabricio Lino.

Texto e foto: Valéria Vilela, do Café em Foco