O Fórum Pecuária Brasil (FPB) que acontecerá em São Paulo, no dia 14 de julho, reunirá representantes do setor em painéis que debaterão temas de ESG e os caminhos para descarbonização da cadeia. Além disso, em meio à vulnerabilidade alimentar trazida pelo conflito no Leste Europeu, a abertura do fórum colocará em foco o papel da agropecuária brasileira em contexto de abastecimento mundial.
O momento é mais do que indicado para o evento, pois o setor pecuário tem estado no centro de discussões acerca de segurança alimentar e mudanças climáticas. Isto porque, associada ao uso de novas tecnologias e à adoção de práticas sustentáveis, a pecuária de corte pode deter respostas para o combate à fome e para a redução das emissões de carbono na atmosfera.
Em sua segunda edição, o evento acontecerá de forma presencial pela primeira vez e deve contar com autoridades públicas, presidentes de associações e especialistas da B3, Minerva Foods, Sociedade Rural Brasileira, Necton, Frigol, GPB e Datagro.
Este será um importante encontro de toda a cadeia produtiva para debater a potencial retomada de liquidez do setor, o protagonismo mundial da carne brasileira, projeções de futuro e, entre outras coisas, as mudanças estruturais que chegam na maneira de se precificar a arroba do Boi no Brasil.
A primeira edição do evento, realizado somente online em 2021, além de contar com a participação de profissionais influentes do setor, como a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, também lançou o aplicativo Balizador GPB Datagro, ferramenta que reúne as principais notícias, negociações de compra e venda, indicadores de preço da arroba do boi e análises do mercado.