Faesp/Senar-SP oficializa criação do Centro de Excelência da Cana em Ribeirão Preto

O Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo / Serviço de Aprendizagem Rural (Faesp/Senar-SP) oficializa na Agrishow a implantação do Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar. A instituição, que propiciará o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor, é uma parceria da Federação com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O local de funcionamento será o Centro de Treinamento do Senar-SP, naquela cidade.

“A cidade é ideal para o funcionamento do novo organismo, pois é um grande cluster de cana-de-açúcar e agrega o que há de mais moderno na área no País”, afirma o presidente da Federação, Fábio de Salles Meirelles.

De acordo com o gerente técnico do Senar-SP, Jair Kaczinski, Ribeirão Preto já é um grande polo produtor e tecnológico de cana-de-açúcar e o Centro de Excelência reforçará ainda mais essa posição. “A Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola no Brasil, é o local ideal para oficializarmos a importante iniciativa”, ressalta ele. A previsão é de que de que o órgão comece a funcionar em dois anos, prevê o gerente técnico.

Outra grande atividade da Faesp na Agrishow será com a Comissão Especial Semeadoras do Agro, que lançou em 8 de março. Trata-se de um colegiado de caráter consultivo, vinculado à Presidência da Federação, com o objetivo de congregar mulheres, direta ou indiretamente ligadas ao campo, para subsidiar a entidade na implantação de ferramentas de valorização e empreendedorismo feminino do campo. Um café-de-manhã, com a presença de 110 empreendedoras do setor agropecuário, está previsto para o evento.

A Faesp/Senar-SP também promoverá palestra sobre o Selo Arte, criado para identificar e permitir o comércio nacional de alimentos de origem animal feitos de maneira artesanal. O Governo do Estado de São Paulo anunciou, no dia 23 de fevereiro último, o decreto de regulamentação da Lei de Produtos Artesanais de Origem Animal, aprovada em novembro do ano passado.

“O decreto incluiu pontos que foram reivindicados pela Faesp, em sintonia com a demanda dos produtores paulistas, por normas modernas e simplificadas, que permitam a ampla regularização da atividade e ampliem as possibilidades de comercialização dos produtos artesanais”, destacou o presidente da entidade.

Técnicos do Senar-SP estarão presentes ao evento para dar orientações sobre temas como Treinamentos, Programas de Digitalização no Meio Rural, Meio Ambiente, Alfabetização e sobre todo o trabalho desenvolvido pela federação em prol da agropecuária paulista.

Kaczinski está otimista com a realização da 27ª edição da Agrishow, que retoma a presença do público, após dois anos de intervalo por causa da pandemia de Covid-19. “Com a ampla adesão à vacinação, acredito que a feira receberá grande público. O evento é a consolidação do agro como um setor essencial para o desenvolvimento econômico do País”, afirma o gerente técnico.

GestAgro 360° é apoio de mídia do evento e visita a Agrishow 2022 a convite das empresas que patrocinam o pool de imprensa.