Uma pesquisa de 2020 da consultoria McKinsey mostrou que 40% dos agricultores brasileiros investem seus lucros em máquinas novas e 34% em tecnologias relacionadas aos insumos. Esse relatório comprova que os produtores rurais estão sempre em busca de inovação e tecnologia para aplicação no agro brasileiro.
“Nesse contexto, o termo Agro 5.0 é mais que um conjunto de novas ferramentas para o agricultor, é uma atualização no lifestyle da cadeia como um todo. A mais recente geração de modelos de produção agrícola traz consigo um leque de novidades, sempre envolvendo a questão tecnológica”, avalia João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas.
O Agro 5.0 prevê uma agricultura de precisão, com utilização de máquinas autônomas, aumento da conectividade, coleta de dados e IoT (Internet das Coisas). “Contudo, para o Brasil prevalecer na agricultura 5.0 e se manter competitivo no mercado internacional é preciso se atentar a questões fundamentais como a conectividade rural e a capacitação da mão de obra”, pondera Marchesan.
Para ver as novidades tecnológicas para o agro brasileiro, acontece, de 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a 27ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. Os lançamentos apresentados pelas mais de 800 marcas expositoras do Brasil e do exterior vai atender as demandas do produtor rural em termos de produtividade, eficiência, sustentabilidade, diminuição de custos e aumento de rentabilidade.
Para Marchesan, a modernização de máquinas, equipamentos e ferramentas são uma constante no universo agro. “A nova geração de máquinas, por exemplo, conta com inteligência artificial, garantindo produtividade e precisão do plantio à colheita. Certamente, o produtor antenado que desfrutar da oferta de tecnologia colherá bons frutos de lucratividade”, explica.
Ele analisa ainda que a Agricultura 5.0 vai afetar a cadeia agrícola de diferentes formas: maior produtividade, agilidade das entregas, qualidade dos insumos, redução ou quebra de custos desnecessários, escassez de mão-de-obra.
Na área de tecnologia, a Agrishow 2022 contará com o Pavilhão de Inovação, onde as startups apresentarão suas soluções e inovações tecnológicas para contribuírem com as atividades nas fazendas, e com o Prêmio Agrishow de Startups, com o objetivo de premiar três startups que apresentem as melhores soluções para o agronegócio.
Com 520 mil m2 de área, a Agrishow 2022 espera receber mais de 150 mil visitantes do Brasil e do exterior. O evento é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, e é organizado pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.
O GestAgro 360° é apoio de mídia do evento.