Agropecuária segue segurando o PIB brasileiro

No ano de 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o setor agropecuário registrou avanço de 5,8% no quarto trimestre do ano passado e colaborou para o País encerrar o ano com 4,6% de crescimento geral e um total de R$ 8,7 trilhões.

O setor produtivo foi o carro-chefe do crescimento de 0,5% da economia do quarto trimestre de 2021, com a contribuição, entre outras, da produção de soja que aumentou 11%, trigo (26,9%), batata (12,1%), cacau (10,6%) e uva (20,2%) e, também, na criação de empregos.

Além disso, a agropecuária gerou 140,9 mil novos postos de trabalho no país em 2021, o maior saldo de vagas desde 2011, de acordo com cálculos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Para o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), os números apenas confirmam o valor do campo para o Brasil e para ele, não é por acaso que o PIB voltou a crescer. “Sei o quanto os produtores brasileiros têm se esforçado para ajudar o nosso país, e temos trabalhado para aprovar leis que vão alavancar ainda mais a economia. Nosso objetivo é a redução do custo de produção, fazendo com que o alimento chegue mais barato à mesa dos brasileiros”, destacou.

Em relação à geração de empregos, Souza considera o resultado fruto de anos de empenho e dedicação de todo o setor. “Nossa pautas promovem a geração de empregos e facilitam a vida do produtor brasileiro, aliadas ao desenvolvimento do país”, concluiu o parlamentar.

A alta de 4,6% do PIB – para o senador Zequinha Marinho (PL-PA), vice-presidente da FPA no Senado Federal – é um sinal de que o país tem superado as perdas impostas pela pandemia. “Esse resultado foi o melhor em 12 anos e muito disso se deve ao avanço do agro brasileiro que, no último trimestre de 2021, anotou uma alta de 5,8%, fundamental para a retomada da economia brasileira”, afirmou, ressaltando que “se não fossem os impactos climáticos, certamente a alta do PIB seria bem mais robusta. É o agro mostrando sua força para o avanço da retomada da economia brasileira”.

Acerca do crescimento nas vagas de trabalho, o senador entende que o fortalecimento do agro representa mais emprego e renda, e os resultados podem ser vistos em todo o país. “Estamos vendo um crescimento substancial do agro, ajudando verdadeiramente o país a alcançar níveis de desenvolvimento interessantes”, conclui o senador Zequinha.

O PIB brasileiro foi divulgado pelo IBGE no dia 4 de março.