Custeio antecipado: Caixa e Sicoob lançam campanhas

Campanhas lançadas em fevereiro por Caixa e Sicoob anunciam a disponibilização do custeio antecipado para a safra verão 2021/2022. Voltada a agricultores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor (Pronamp), a iniciativa permite utilizar os recursos para diversas finalidades relativas à atividade rural.

Enquanto o Sicoob anunciou a liberação de até R$ 4 bilhões, a Caixa não anunciou o total disponibilizado, mas informou a liberação de contratação com recursos da Poupança. Os contratos podem ser fechados até o fim do mês de junho, quando os recursos da safra 2022/2023 começarão a ser disponibilizados.

O foco do Sicoob é  viabilizar aos produtores cooperados, a aquisição de insumos agrícolas com custos mais baixos, sendo que as principais atividades beneficiadas serão soja, café, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz. O Sicoob disponibiliza linhas adequadas e condições personalizadas, conforme o porte do produtor rural. Para contratar o crédito, os cooperados podem procurar sua cooperativa ou acessar o aplicativo Sicoob e apresentar a sua intenção de contratação.

Esse sistema cooperativo de crédito opera com todos os recursos do Plano Safra: linhas específicas para o agricultor familiar (PRONAF), para o médio produtor (PRONAMP) e para o grande produtor. Contando ainda com os Programas Agropecuários do BNDES, as linhas do FCO e do FUNCAFÉ, além dos recursos próprios livres da instituição disponibilizando Capital de Giro Agropecuário e a Cédula de Produto Rural Financeira (CPRF).

Recursos da Poupança

De acordo com a Caixa, na contratação com recursos da Poupança, os agricultores podem utilizar o crédito para custeio, comercialização, industrialização e investimento. A taxa é a partir de 9,50% ao ano, e financiamento de até 100% do projeto com prazo de até 180 meses para pagar.

Na modalidade de financiamento à infraestrutura de armazenagem, o produtor conta com um prazo de até 15 anos para pagamento e carência de até 3 anos. Para investimento semi-fixo (Máquinas e Equipamentos), o prazo é de até 8 anos e a carência de até 2 anos. Em investimento fixo (infraestrutura, energia, entre outros), o prazo é de até 10 anos e a carência de até 2 anos.

Por meio do programa CAIXA Mais Presente, a instituição financeira somou às 4.200 unidades espalhadas pelo País outras 100 novas unidades especializadas em agronegócio, que contam com gerentes especializados no atendimento aos produtores rurais.

Foto: Arquivo Agência Brasil