O Brasil possui a agricultura tropical mais desenvolvida do mundo, com a aplicação de tecnologia e inovação e de boas práticas na produção. Os fertilizantes tem um papel importante nessa evolução, ao ampliar a produtividade das diferentes culturas, garantindo os nutrientes necessários para o crescimento dos grãos, das hortaliças e frutas. Esse segmento também contribui para outro aspecto em que o agro é destaque: a sustentabilidade. E os fertilizantes minimizam os impactos ambientais ao fornecer o equilíbrio ideal de nutrientes para as plantas, de acordo com as condições de solo e clima.
Além de também auxiliar na estocagem do carbono no solo, uma vez que a matéria orgânica é a responsável pela incorporação desse elemento no solo, os fertilizantes estimulam a produção vegetal. Outro ponto fundamental é que a adubação racional e eficiente ajuda no controle das erosões, pois a preservação do solo diante desse efeito vem justamente da planta, viva ou morta.
Já a indústria está atenta às mudanças climáticas e tem feito a sua parte para diminuir os impactos ambientais, ao buscar alternativas para continuar a produzir com eficiência, mas reduzindo as emissões de carbono, incluindo conceitos de economia circular, trabalhando a reciclagem de subprodutos e diminuindo o uso de energia para a produção de amônia.
As principais questões ligadas ao mercado de fertilizantes serão discutidas durante o 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, organizado e promovido pela ANDA – Associação Nacional para Difusão de Adubos, no dia 23 de novembro, a partir das 9h00.
Considerado um dos principais eventos do calendário nacional, evento online contará com três painéis, sendo o primeiro, “Mercado Brasileiro e Mundial de Fertilizantes”, que terá coordenação de Corrine Ricard, sênior VP e presidente da Mosaic Fertilizantes Brasil, e a palestra de Alzbeta Klein, CEO e diretora geral da International Fertilizer Association IFA, seguida pelo debate com as participações de Carlos Cogo, fundador da Cogo Inteligência em Agronegócio e Kauanna Navarro, jornalista especializada em agronegócios da Argus Media Brasil.
Na sequência, “A Economia no Brasil e as Expectativas para o Agronegócio” contará com palestra de Marcos Jank, coordenador do Centro Insper Agro Global, e coordenação de Olaf Hektoen, presidente da Yara Fertilizantes Brasil. Para os debates estarão Guilherme Bastos Filho, Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Marcello Brito, Presidente do Conselho Diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio.
Já “Logística e Infraestrutura como Desenvolvimento do Agro Brasileiro” terá coordenação de Lieven Cooreman, CEO da EuroChem Fertilizantes Tocantins, e as participações, como debatedores, de José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e do ex-Ministro Roberto Rodrigues, coordenador do FGVAgro.
O 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes vai reunir mais de 2.000 pessoas inscritas e marcará o lançamento oficial do Prêmio “Carlos Florence”.
O GestAgro 360° é apoiador de mídia do evento.