Cecafé participa de debate sobre tendências da cadeia global de abastecimento

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participará da mesa redonda virtual “Resistindo à tempestade: como as cadeias de abastecimento podem enfrentar a ruptura no transporte marítimo”, realizada pela Swiss Coffee Trade Association (SCTA), nos dias 14 e 15 de outubro, com a presença de líderes da cadeia mundial de suprimentos, da produção a exportação e armadores. Sob o slogan “Juntos rumo ao amanhã e a década decisiva”, o Cecafé representará a cafeicultura brasileira nos debates sobre logística, sustentabilidade socioeconômica ambiental e os desafios regulatórios para os próximos dez anos. 

O evento é motivado pelo atual cenário da cadeia mundial de fornecimento, que, desde a Covid-19, passando pela crise dos navios no Canal de Suez até o atual desbalanço do mercado marítimo internacional, deixou de movimentar cerca de US$ 83 bilhões em carga devido à interrupção do fluxo de mercadorias a ávidos consumidores.

O presidente do Cecafé, Nicolas Rueda, participará, no dia 14, do painel “Logística – um mergulho profundo no futuro do transporte”, que discutirá como a inovação pode ajudar a aumentar a eficiência nos arranjos, as tendências de digitalização e padronização e até quando os gargalos logísticos continuarão impactando a cadeia de abastecimento do café. Além dele, serão debatedores Nicolas Gueissaz, chefe de Operações da Nestlé; Thomas Nyffenegger, diretor de Operações da Cargoo; e Mattias Praetorius, diretor global de Bens de Consumo de Movimentação Rápida da Maersk.

No mesmo dia, Marcos Matos, diretor geral do Cecafé, estará no painel “Associações da Indústria de Café”, que envolverá discussões relacionadas aos grandes temas da sustentabilidade socioeconômica ambiental ao setor cafeeiro nos próximos dez anos. A intenção é encontrar caminhos para se atingir as metas do “Desafio do Café Sustentável” e como as entidades podem contribuir para serem mantidos fornecimento sustentável, suprimento resiliente, bem-estar e prosperidade aos produtores e preservação dos recursos naturais em meio a mudanças climáticas.

O painel também envolverá debates para identificar se a legislação atual ajudará ou bloqueará o progresso da cadeia produtiva e de suprimento. Contribuirão com essas discussões Cyrille Jannet, vice-presidente da SCTA; Bill Murray, CEO da National Coffee Association (NCA); Noelia Villalobos, secretária geral da Sintercafe; Eileen Gordon-Laity, secretária geral da European Coffee Federation (ECF); e Holger Preibisch, diretor da German Coffee Association.

A mesa redonda, que conta com apoio de Nestlé, Volcafé, MAERSK e Cargoo, buscará, ainda, entender como o setor de suprimento está se mobilizando e gerenciando os desafios atuais do transporte marítimo global, que envolve restrições de capacidade, cancelamentos de bookings e consequentes atrasos no embarque e aumento dos tempos de retenção das cargas.

Será abordado, também, como exportadores, comerciantes e torrefadores podem aumentar sua agilidade e permanecer flexíveis para aumentar a eficiência, ao mesmo tempo que entregam valor a seus clientes, e como podem usar dados de visibilidade, em tempo real, para melhorar a experiência do cliente e otimizar sua cadeia de suprimentos.

Para enriquecer os debates, além dos já citados, o evento contará com a contribuição de representantes de Sucafina, Sustainable Harvest, Volcafe, Olam Coffee, Tchibo, International Cocoa Initiative, Louis Dreyfus Company, Rabobank, Governo da Suíça, Federación Nacional de Cafeteros de Colombia (FNC), Swiss Trading and Shipping Association (STSA), Organização Internacional do Café (OIC), illycaffè, International Food Policy Research Institute (IFPRI), Hacienda Venecia Farm, JK Trading & Services Ltd, MD COMCO Trading Vietnam e Euromonitor.