Profissionalização na gestão de propriedades agropecuárias promove especialização em empresas de ERP

A revolução digital da agropecuária e a profissionalização da gestão de propriedades agropecuárias vem estimulando empresas de TI a se estruturarem para atender esse setor, afinal, como demonstram dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 84% dos produtores e prestadores de serviços rurais brasileiros fazem uso de, pelo menos, uma tecnologia digital em prol do aperfeiçoamento de sua produção agrícola. Ou seja, a gestão dos negócios da fazenda deixou de ser feita de forma manual e descentralizada.

Com 30 anos de expertise em agronegócio, somando mais de 2 mil empresas do agronegócio como clientes, a Agrotis Agroinformática – parceria estratégica da SAP Business One – vem reforçando cada vez mais seu posicionamento estratégico no setor. “O nosso diferencial está em entender as demandas de cada cliente agrícola a fim de propor as soluções ideais para cada um, de forma bastante verticalizada”, enfatiza Evaldo Hansaul, diretor comercial na Agrotis.

A empresa atua em várias vertentes, oferecendo soluções tecnológicas específicas para a produção rural, revendas e distribuição de insumos agrícolas, indústrias de ração e fertilizantes, cooperativas agropecuárias, armazéns e cerealistas, produção de sementes, entre outras.

Como explica Hansaul, por meio do SAP Business One, o produtor garante muito mais governança ao seu negócio, administrando sua propriedade com compliance: “Além de ganho na produtividade, o campo vem ganhando também na profissionalização de sua gestão. Com a tecnologia, nada se perde. Cada atividade é cuidadosamente acompanhada e o resultado é uma gestão muito mais inteligente”, acrescenta. E mais: com a digitalização das obrigações fiscais, a adoção da tecnologia do campo se tornou ainda mais indispensável.

A especialização da Agrotis no setor agropecuário exigiu a contratação de diversos profissionais especialistas no setor, como engenheiros agrônomos, programadores, contadores e administradores de empresa uma vez que, “a gestão do agronegócio demanda um conhecimento bastante específico.  Até a análise do resultado é diferente, pois normalmente a cultura é plantada em um ano e colhida em outro. Mas, os benefícios não param por aí”, reforça Hanaul, afirmando que “a tecnologia vem permitindo uma agricultura preditiva, que permite ao produtor estimar sua produção com antecedência, prever alterações climáticas e fazer um assertivo controle de pragas. A informação em tempo real facilita a tomada de decisão, melhora a produtividade e a rentabilidade, tornando o agronegócio brasileiro muito mais competitivo perante o mundo”. 

Para Daniel Cabrera, diretor da SAP Business One Brasil, a parceria com a Agrotis é extremamente importante para a disseminação de soluções tecnológicas no campo. “Além das ofertas tradicionais de um ERP, o Business One é capaz de ir além. A plataforma HANA vem difundindo o uso de recursos como Inteligência Artificial, Robótica, Big Data, Machine Learning e Internet das Coisas para melhorar os resultados na agricultura e agropecuária. O processamento de dados junto aos serviços de integração, permitem a análise preditiva dos negócios, tornando as produções agrícolas mais inteligentes por meio da tecnologia e inovação constante”.

Foto: Agrotis