Capacitar o agricultor à produção de Créditos de Carbono Agrícola e safras certificadas: meta da Agoro Carbon Alliance

A Agoro Carbon Alliance, negócio global da Yara criado para que os agricultores obtenham receitas adicionais com ações climáticas positivas, desembarcou no Brasil em junho. Com os agricultores no centro da solução, a Agoro incentiva-os e capacita-os a mudar práticas, conectando-os ao número crescente de empresas que buscam maneiras de cumprir seus compromissos climáticos. Ao adotar práticas positivas para o clima, os agricultores podem produzir Créditos de Carbono Agrícola e safras certificadas, ajudando assim a descarbonizar toda a cadeia do alimento.

Novo negócio da Yara, a Agoro Carbon Alliance inicia operações comerciais com uma equipe de 30 pessoas, ambição global e múltiplas parcerias já no Brasil, Índia, EUA e continente europeu. Agricultores nos Estados Unidos já estão trabalhando com a Agoro para produzir os primeiros Créditos de Carbono Agrícola em 2021. A Agoro também tem equipes no Brasil, Índia e em toda a Europa, com especialistas trabalhando para criar valor para as pessoas e para o planeta, por meio de soluções que garantam benefícios do pequeno ao grande agricultor.

No Brasil, a Agoro apoiará os produtores com experiência agronômica e suporte prático para sequestrar carbono no solo e reduzir as emissões do campo. Isso, por sua vez, vai gerar créditos de carbono certificados por terceiros e aumentar a renda dos agricultores. Os que aderirem à Agoro podem, portanto, gerar uma renda adicional de sustentabilidade via carbono, enquanto mantêm ou até aumentam os rendimentos de suas lavouras. E os produtores podem fazer a transição para as práticas positivas para o clima que melhor se adaptam à sua operação e escolher a extensão da área para inscrição no programa.

“Agoro faz parte de uma estratégia global com foco na construção de uma cadeia produtiva de alimentos sustentável em todo o mundo – e o Brasil desempenha um papel natural, como uma das principais potências agrícolas. É um complemento dos passos importantes que temos dado neste caminho: expandir o nosso negócio e forma de agir, ampliar a nossa oferta de soluções alimentares, e trabalhar ao lado de parceiros com a mesma visão: soluções cada vez mais completas e sustentáveis “, afirma Olaf Hektoen, presidente da Yara Brasil.

Este novo negócio integra a atuação global da Yara, as relações com os agricultores locais e os quase 115 anos de inovação agrícola comprovada, em linha com a intenção da companhia de construir um futuro alimentar mais sustentável e lucrativo. E isso será alcançado por meio da descarbonização da cadeia de valor do alimento, em colaboração com agricultores e parceiros em todo o mundo. “Trabalhamos para desenvolver projetos e desafios relacionados à descarbonização de toda a cadeia alimentar, e o agricultor continua sendo o centro de tudo o que fazemos”.

A Yara Brasil vem contribuindo ativamente para o desenvolvimento não só da agricultura, mas de todo o sistema alimentar nacional, há mais de 40 anos. Além de desenvolver e entregar soluções nutricionais específicas para solos brasileiros – em parceria com o setor acadêmico e produtores rurais -, a empresa apoia uma série de iniciativas desenvolvidas por governos, associações e segmentos que buscam garantir a produção de alimentos com emissões reduzidas. A Yara também está investindo na conexão com a indústria de alimentos, como parceira e fornecedora de soluções sustentáveis ​​para ajudá-los a prosperar e cumprir seus objetivos e responsabilidades, além do desejo da própria sociedade por produtos que representem esse compromisso.

É assim que a Yara irá alavancar seu conhecimento de mercado e relacionamentos para acelerar o lançamento e expansão da Agoro Carbon no País. Permitir que os agricultores brasileiros aproveitem a oportunidade de crédito de carbono para fazer a transição para práticas agrícolas positivas para o clima ajudará a descarbonizar a produção de alimentos em um dos principais polos produtores do mundo.

“A Agoro Carbon Alliance e seus parceiros estão estrategicamente posicionados para apoiar os agricultores brasileiros na adoção de práticas agrícolas inteligentes e positivas para o clima, que contribuem diretamente para um desenvolvimento sustentável e uma agricultura mais resiliente às mudanças climáticas. Financiar os agricultores por meio de créditos de carbono de alta qualidade, com base científica e certificados por terceira parte, é a chave para essa transição”, afirma Iule Arruda, head da Agoro no Brasil. Sabendo que o combate às mudanças climáticas exigirá um esforço coletivo de parceiros de todos os setores, a Yara convida agricultores, varejistas e distribuidores, cooperativas, fornecedores de tecnologia, credores, seguradoras e a indústria de alimentos a se associarem à Agoro Carbon Alliance.