Especial – Barter com foco na sustentabilidade econômica e ambiental é novidade no mercado

Em parceria inédita no mercado agrícola, a BASF e a 3tentos – produtora gaúcha de biodiesel, detentora do Selo Combustível Social, conferido pelo Ministério da Agricultura – desenvolveram modelo de operação, com emissão de créditos de descarbonização (CBIOs) em troca de insumos. Pela primeira vez, uma operação de barter, como é conhecida essa troca, é feita com foco em sustentabilidade ambiental.

Produtora de biodiesel de soja desde 2014, a 3tentos tem direito aos créditos de descarbonização e vai transferi-los à BASF, em troca do fornecimento de insumos agrícolas. As duas empresas já realizam operações tradicionais de barter de soja e agora a BASF receberá uma nova moeda, os CBIOs, que são créditos emitidos por produtores e importadores de biocombustíveis, que devem ser adquiridos por distribuidores de combustíveis fósseis, que possuem metas de descarbonização, sendo que cada CBIO corresponde a uma tonelada de gás carbônico (CO2) que deixou de ser produzido.

A BASF começou a desenvolver este modelo de barter no ano passado, com base na Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). O ingresso no mercado de carbono, envolvendo “títulos verdes”, permite que a empresa atenda às necessidades dos clientes e incentive atividades voltadas para a produção de energia renovável no país.

“A BASF acredita que o legado da agricultura depende do equilíbrio entre a sustentabilidade econômica e ambiental dos negócios. O barter com CBIOs apoia os compromissos ambientais assumidos pelo País. Além disso, reforçamos o nosso caráter de empresa inovadora e parceira dos clientes”, afirma Patrícia Andreoni Ambrosio, gerente sênior de Operações de Negócio da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF no Brasil.

Com a negociação, a 3tentos utiliza os CBIOs a que tem direito como ativos de troca. Esta nova moeda valoriza as empresas que produzem energia renovável e contribuem com metas anuais de descarbonização para o setor de combustíveis.

“Para nós, é motivo de orgulho estarmos na vanguarda de uma operação inovadora junto com a BASF. Estamos à frente de uma agenda extremamente positiva, com foco em sustentabilidade no agronegócio e exaltando o valor de todo o nosso ecossistema, de insumos, grãos e indústria. Isso nos possibilita realizar esse primeiro negócio de compra de insumos por meio de CBIOs, originados a partir da produção de energia limpa”, diz Benhur Vione, diretor de Insumos da 3tentos.

Além do barter de CBIOs gerados pela produção de biodiesel, a BASF pretende ampliar este modelo de negócio para atender o setor sucroenergético.