CESB amplia quadro de membros e comemora recorde de inscritos no Desafio de Máxima Produtividade

O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) – uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que tem por objetivo alavancar a produtividade da soja no Brasil e incentivar as melhores técnicas de sojicultura no País -, com a entrada da Koppert do Brasil como parceira, passou a contar com 22 membros e 30 entidades, entre empresas e instituições. Além disso, a principal iniciativa do Comitê está com o maior número de inscritos de sua história.

Formado em 2008 por renomados profissionais e pesquisadores de diversas áreas, o CESB se destaca, ano a ano, pelo seu comprometimento com práticas sustentáveis e com a excelência produtiva. Essa postura se materializa no Desafio de Máxima Produtividade, que incentiva sojicultores a intensificarem a produtividade, por meio da utilização das melhores técnicas de cultivo. Principal iniciativa do Comitê, o Desafio, na atual edição, computa recorde de 6 mil inscritos, aumento de quase 15% no número de participantes em comparação com a do ano passado.

De acordo com Leonardo Sologuren, presidente do CESB, o Desafio se firmou como uma real oportunidade para o agronegócio brasileiro utilizar ainda mais práticas sustentáveis de excelência no cultivo de soja, além de incentivar o compartilhamento de informações entre os agentes de todo o sistema produtivo. “Essa empreitada ajuda os produtores a encontrarem maneiras de obter crescimento da produção de forma vertical, ou seja, visando o aumento da produtividade, de forma sólida, sustentável e rentável”, pontua, citando ouras ações realizadas pelo comitê tendo em vista o incremento da produtividade média da sojicultura.

Entre essas ações destaca-se o Máster em Tecnologia Agrícola (MTA Soja), primeiro curso de pós-graduação em soja, organizado pelo CESB, em parceria com a Elevagro, que, em seu conteúdo abrangente, contempla boas práticas e altas produtividades.

Para o diretor comercial da Koppert do Brasil, Gustavo Herrmann, patrocinar o CESB é uma forma de mostrar que o manejo biológico na cultura da soja é uma realidade e um grande aliado na busca pela produtividade sustentável nessa cadeia. “Nossos maiores clientes são produtores de grãos de todo o país que investem no controle biológico para produzir mais e melhor”, explica.

De acordo com Leonardo Sologuren, presidente do CESB, as parcerias são fundamentais para o fortalecimento do CESB. “Damos as boas-vindas a Koppert e a toda sua equipe. É ótimo termos o apoio de empresas que queiram contribuir para a propagação do conhecimento, das tecnologias e das práticas inovadoras de cultivo, promovendo a integração de toda a cadeia produtiva da cultura da soja”.

O CESB é composto por 22 membros e 30 entidades patrocinadoras: Basf, Bayer, Syngenta, UPL, FMC, Jacto, Mosaic, Superbac, Corteva, Instituto Phytus, Eurochem, Compass Minerals, ATTO Adriana Sementes, Stoller, Timac Agro, Brasmax, Stara, Datafarm, Viter, Somar Serviços Agro, Ubyfol, Fortgreen, KWS, Yara, Sumitomo Chemical, Adama, Agrivalle, HO Genética, FT sementes, Biotrop, Koppert e IBRA.