NOVIDADE – Trator de montanha italiano é lançado no Brasil

O novo trator de montanha da Série 5800 da Tramontini Antonio Carraro, acaba de desembarcar no mercado brasileiro. O supercompacto de 50 cv se adapta a diferentes exigências e chega para atender necessidades específicas dos pomares, vinhedos, cafezais, aviários, entre outras culturas.

A parceria entre a centenária empresa italiana, líder mundial na comercialização de tratores de montanha com a brasileira Tramontini, como representante exclusiva da Antonio Carraro no Brasil, foi fechada em 2016, as primeiras vendas começaram no ano seguinte. A estrutura vem pronta da Itália e parte da montagem é finalizada na fábrica de Venâncio Aires (RS). A Tramontini possui à disposição, todas as peças de reposição, sendo que parte é trazida da Itália e já estão sendo desenvolvidos diversos componentes locais, acarretando diminuição dos custos. Mais que um trator a Tramontini afirma que vende um conceito, por isso seu cuidado tão grande com o pós-venda.

Um dos diferenciais do trator multifuncional da Série 5800 é a reversibilidade. De forma fácil e prática, o próprio operador pode, em uma ação rápida, mesmo durante a lida no campo, girar o “cockpit” invertendo banco, painel, direção e pedais, sem precisar manobrar o trator para dar continuidade ao serviço, conforme a demanda de trabalho.

Com profissionais treinados atende diretamente os produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, onde tem maior atuação. Com quase 1.000 máquinas vendidas, entende ser um trabalho contínuo que, certamente, vai trazer cada vez mais frutos para o mercado brasileiro e para os agricultores, com ganho de produtividade, maior conforto e segurança aos operadores.

Motor – O novo compacto, com motor Yanmar 50 HP, possui a mesma transmissão traseira antes utilizada, somente, em tratores mais potentes, com motores de 70 HP a 90 HP. A caixa é sincronizada, com 24 velocidades, sendo 12 para frente e 12 para trás (com opcional de 32 velocidades), com inversor sincronizado. “Ele tem mais lastro e robustez, é um híbrido entre outros dois modelos de produtos, o TN Major 5800 e o TRX 7800”, explica o gerente técnico e de Pós-vendas, Jardel Bittencourt. O Sistema hidráulico possui bomba de 16 cm cúbicos, que proporciona vazão de 43 litros por minuto. Além disso já vem com radiador de óleo, um item inovador para um trator desse porte.

Rendimento – “Outra novidade é a opção tomada de potência (TDP) econômica, que o operador pode selecionar em uma situação em que não há demanda por tanta força. Isso deve resultar em economia de combustível na hora do trabalho, quando estiver em condições normais”, completa Bittencourt. “Para acionar a TDP basta pressionar um botão, independente, situado no painel do veículo. É fácil de fazer e simples de desligar”.

Ainda no painel, há a opção de bloqueio da tração traseira, que pode ser acionada a qualquer momento, com o simples toque de um botão, mesmo em situações de risco. O bloqueio do eixo dianteiro permanece sendo acionado por pedal.

Segurança – Os tratores de montanha Tramontini Antonio Carraro são compactos, baixos e têm estabilidade ao transitar em terrenos acidentados e facilidade de circulação em parreirais e entre pomares de frutas, situações muito comuns em regiões como a Serra gaúcha. Algumas características estão presentes em todos os modelos da marca: são isodiamétricos, com pneus do mesmo tamanho, o que significa que têm tração realmente 4 x 4. Também possuem baixo centro de gravidade, com o peso distribuído na altura das rodas.

O sistema “ACTIO”, permite que trabalhem com 15 graus de articulação horizontal entre os eixosdianteiro e traseiro, o que faz com que todas as rodas permaneçam no chão, mesmo em terrenos acidentados. Além disso, têm bloqueio dianteiro e traseiro.

O gerente comercial da Tramontini, Everton Coutinho, explica que a possibilidade de realizar manobras, em espaços reduzidos, vem abrindo novos mercados. “Nossos tratores têm maior agilidade em manobras com raio de giro muito pequeno, por isso, além das culturas perenes, estamos entrando bem no mercado de produção de aves. Existe uma demanda para tocar implementos muito pesados dentro de aviários, que são imensos, mas não havia trator adequado. Nossa máquina não é mágica, é resultado de um processo de engenharia muito pensado. Ela oferece segurança e facilita o trabalho do produtor, também em situação de risco, o que é um diferencial”.

Com estrutura reforçada, apesar de compacto, o novo modelo da Série 5800 tem peso médio de 2200 kg.. E, mesmo com lastro, mantém a característica de menos peso atrás e mais peso na frente, suportando até 3,5 toneladas de lastro, com implementos, devido à sua robustez traseira, podendo o operador adequar os lastros ao seu perfil de trabalho.

“Quando o operador, por exemplo, coloca um pulverizador ou uma carreta, a plataforma toda fica no chão. É uma grande ferramenta para manter o trabalho, normalmente, em locais de aclive ou montanhosos. Tudo isso sem compactar o solo, mas facilitando todo o trabalho a campo”, explica Bittencourt.

Os técnicos também destacam que enquanto um trator agrícola convencional opera, no limite, a 12 graus de inclinação, os tratores desse modelo podem ser usados em locais com até 25 graus de inclinação e oferecer total segurança.

Peças de reposição e revisões – Em relação às peças de reposição e manutenção, a Tramontini afirma que a empresa está preparada para atender integralmente qualquer necessidade do cliente. Além disso, o departamento de engenharia da empresa já trabalha no desenvolvimento de componentes nacionais que estão sendo gradativamente adicionados aos tratores italianos.

 O novo trator Tramontini Antonio Carraro da Série 5800 traz também, vantagem nas revisões do veículo. A primeira, com 50 horas, é oferecida gratuitamente pela própria Tramontini. A segunda, com 200 horas e a terceira, com 400 horas, são só do motor, o que significa custo bem mais em conta. A revisão da transmissão, com troca de alguns filtros e óleos de distribuição, só será necessária em 600 horas de uso. Nas próximas 2 revisões seguintes, seguem somente a vistoria no motor e assim por diante.

Foto: Tramontini Máquina