Especialistas unem-se em prol da pesquisa em produtividade agrícola

Da integração entre Bionat Agro, Kimberlit Agrociências e Loyder surgiu o Vanguard Team, um grupo formado por especialistas do setor agrícola que busca inovar em pesquisas e desenvolvimento de soluções através de conhecimentos multidisciplinares, levando experiência e informações até o agricultor.

O VT está servindo como fonte de pesquisas e embasamento científico para o desenvolvimento de soluções no contexto do manejo biológico, nutrição inteligente e saúde vegetal, ser um meio de conexão entre os próprios especialistas do VT e ser um referencial para produtores, distribuidores, profissionais e todo o mercado do agro. O VT tem muito a contribuir no campo da pesquisa e desenvolvimento de produtos, tecnologias inovadoras, experiências e saberes.

Luiz Henrique Marcandalli, gerente de Produtos, no Grupo (Bionat/Kimberlit/Loyder), “o Vanguard Team chega para validar o importante papel da pesquisa e da ciência no processo produtivo”Ele exemplifica: “Quando o produtor for fazer uso de nossas tecnologias ele se remeterá imediatamente à qualidade e respaldo técnico”.

Luiz Fernando Schmitt, diretor de Novos Negócios e Marketing, no Grupo (Bionat/Kimberlit/Loyder), destaca: “O VT possui especialistas nas áreas de biológicos, saúde vegetal, fisiologia e nutrição vegetal, manejo de solos entre outros; que buscam a troca de experiências, informações e conhecimentos”. Dentro dessa dinâmica, Schmitt sublinha: “A organização do VT visa criar a oportunidade de todo o grupo interatuar pela troca efetiva de informações e, dessa maneira, fazer com que cada especialista possa enxergar um valor adicional ao trabalho que desenvolve, que não é somente produzir informações ou resultados, mas também ter o benefício de participar no processo de construção da tecnologia aplicada”.

O contexto de inovação é um ponto importante na chegada do VT. Nesse contexto, Schmitt comenta: “Queremos que o mercado do agro entenda que o VT reúne os principais especialistas gabaritados para entender tudo que está acontecendo no agronegócio e, a partir daí, gerarem a melhor tecnologia e as melhores soluções para o campo”.  Marcandalli também destaca outro aspecto relevante com a chegada do VT: “Creio que essa integração entre a academia e o setor privado é muito importante. Essa associação é uma forma de alavancar o desenvolvimento de soluções em termos de qualidade e demanda pelo agricultor, além de trazer muito respaldo ao que se pretende oferecer e comunicar como nova tecnologia para o setor”.

Imagine, por exemplo, um produtor de soja que esteja em busca de ter os produtos mais inovadores do mercado para expressar o potencial de sua lavoura. É exatamente nesse contexto que entra o VT, uma vez que participam dos processos de desenvolvimento, pesquisa e validação dos posicionamentos das soluções para um Sistema Integrado de Manejo (SIM).

Além de tudo, o VT consiste em um time de especialistas que já atuam junto a Bionat, Kimberlit e Loyder desenvolvendo e aprimorando soluções para a agricultura. Comenta Marcandalli que: “Já investimos mais de R$ 4 milhões em processos de desenvolvimento e validação. Agora, tudo será organizado através do VT de modo que esses especialistas continuem contribuindo com o Grupo e assim criarmos um mecanismo de interação entre os mesmos”.

Por que isso tudo é importante? “A interação multidisciplinar entre os especialistas pode acelerar processos de inovação e de aplicação de novas ferramentas na velocidade que o agricultor necessita para elevar suas produtividades. Sendo assim, queremos ser o elo de conexão para essa troca de informações e engrandecimento do conhecimento de todos os especialistas do VT. Quanto mais ajudarmos nisso, mais o time de especialistas irá nos ajudar a enxergar novas estratégias de posicionamentos e desenvolvimento de novos produtos, ou seja, existe um benefício mútuo em todo o processo”, explica Schmitt.

Os três Comitês de Trabalho do Vanguard Team são:

  • Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: Foca no desenvolvimento de novas soluções para atender às necessidades do campo. Assim, parte dos especialistas do VT irão ajudar a entender as tendências de futuro no agro e com elas definirmos as melhores estratégias e quais soluções serão mais importantes para os agricultores. Compreendendo quais são os produtos que eles estão pesquisando, quais são as novas rotas metabólicas descobertas e transformar todo esse conhecimento gerado em uma tecnologia aplicável no campo em um espaço de tempo que possa atender às expectativas do produtor, será parte importante do conceito do Vanguard Team.
  • Validação: Após estudos minuciosos de pesquisa e a descoberta de novas tecnologias, faz-se necessário o processo de validação em níveis laboratoriais, pequenos experimentos e em estações experimentais. O VT será fundamental para termos a confirmação de que essas novas tecnologias irão trazer benefícios diversos e rentabilidade ao agricultor, nos instruindo quanto as recomendações e posicionamentos mais assertivos.
  • Sistema Integrado de Manejo (SIM): Cada uma das três unidades de negócios tem um segmento de atuação – Bionat atua no segmento de manejo biológicos para proteção de cultivos, Kimberlit atua no segmento de nutrição especializada e bioestimulantes e Loyder atua no segmento de saúde de plantas e fertilizantes inteligentes. Com base nessa diferenciação em termos de segmentos de atuação, entende-se que os portfólios são complementares, então existe a necessidade da atuação do SIM para que se possa utilizar produtos das três unidades de negócios de maneira conjunta e obter benefícios adicionais a cada processo produtivo. Nesse contexto, visando entender e validar esses posicionamentos, os especialistas do VT serão de extrema importância, gerando dinamismo e projeção ao SIM.