Instalada há menos de um ano, ordenha robotizada gera resultados em fazenda paranaense

Com projeto organizado ao longo de dois anos, a Fazenda 2M, localizada em Munhoz de Melo (PR), foi reinaugurada em abril de 2020, com o rebanho totalmente formado pelo gado Jersey, com ordenha realizada por dois robôs Lely Astronaut.

O engenheiro agrônomo e gerente da Fazenda 2M, Rodrigo Henrique Moreto, conta que iniciou a atividade leiteira em 2013 com gado holandês e, em 2018, a fazenda passou por uma total reestruturação, com a venda da propriedade e do rebanho. “O objetivo foi ampliar e obter maior rentabilidade. Por isso, desenvolvi um plano de negócio e recomecei o projeto. O gado Jersey porque é a escolha certa para a região, pois estamos em uma localidade com tendência de altas temperaturas e, por ser mais rústica, a linhagem Jersey suporta bem melhor o calor”.

“Hoje, com o apoio da automação, estamos produzindo 30 litros por animal/dia. Essa era uma meta prevista em nosso plano de negócio para alcançarmos apenas em três anos, mas o atingimos em oito meses, isso por causa da quantidade de informação e qualidade da ordenha proporcionada pela tecnologia Lely”, comenta Moreto, listando entre os pontos positivos “a melhora da qualidade do leite, agilidade operacional e uma antecipação aos desafios sanitários, como, por exemplo, a mastite”.

Moreto ressalta que o uso dos robôs abre novas possibilidades de programação específica do manejo, e os benefícios são vistos no produto, como a taxa exata de gordura e proteína individual por animal. “Como recebemos e somos cobrados também por qualidade, esse é um parâmetro de muita atenção”, detalha.

O ambiente de trabalho também mudou, hoje os colaboradores atuam em um horário quase comercial, sem a necessidade de levantar às 4 horas da manhã e trabalhar até o anoitecer, como é comum na lida do campo.

“Quando os trabalhos começam pela manhã, as vacas já estão sendo ordenhadas, então a atenção de nossos colaboradores pode se voltar para outros processos, como o cuidado aos animais em tratamento, qualidade da comida, limpeza e cama”, orgulha-se, frisando que os benefícios se estendem ao bem-estar do rebanho, “que hoje tem entre três e cinco ordenhas por dia, o que aumenta a longevidade do animal e nos garante um gado sadio por muito mais tempo”.

Para o futuro, o gerente pretende ampliar a propriedade e, em um médio prazo, chegar a oito robôs e atingir a meta de 18 mil litros/dia. “A previsão é que para o início de 2022 tenhamos mais dois robôs, a estrutura já está pronta, estamos esperando mesmo estabilizar o nosso rebanho, que ainda é muito jovem”, finaliza Moreto.

Focada em atender a região Norte do estado, entre Maringá e Astorga, o leite produzido pela propriedade tem como finalidade a produção de queijos e outros lácteos. A fazenda conta com dois barracões que juntos somam 10 mil m2, sendo um deles destinado para o gado em lactação e o outro para os animais jovens (bezerros, pré-parto e novilhas), além de um barracão de armazenamento de alimento, o laboratório, um escritório e o dormitório.