Um ano de desafios e pleno de ações: perspectiva da Ihara para 2021

A Ihara está com muitas novidades para o produtor e muita atividade para a equipe, tanto em produtos e presença em eventos, quanto em comunicação, afinal, como afirma Ricardo Hendges, gerente de Marketing Regional da Ihara, explica que “2021 poderá ser um ano com desafios, mas a empresa estará ao lado do agricultor, oferecendo uma solução completa para a proteção da cultura de grãos, além de levar informações corretas e detalhadas sobre nossos produtos aos agricultores”.

Eventos virtuais estão na mira da Ihara, como frisa Hendges: “Queremos participar de eventos nestes novos formatos, pois acreditamos que podemos contribuir com a produtividade da lavoura, colocando à disposição produtos altamente eficazes e inovadores para as diversas culturas. Mas isso só é possível se estivermos próximos do agricultor, conhecendo de perto os principais desafios e necessidade em todo o processo do cultivo”.

E os lançamentos são vários, como lembra o gerente de Marketing Regional da Ihara, ao afirmar que o foco principal “é sempre contribuir para o progresso da agricultura brasileira, gerando valor não apenas ao agricultor, mas para o segmento como um todo. Por isso, investimos constantemente em pesquisa e desenvolvimento em busca de soluções que ofereçam resultados superiores. Com estes lançamentos, o produtor terá à disposição novas tecnologias para o controle altamente eficiente de diversas pragas e doenças e também são uma nova opção para o manejo de resistência no cultivo da soja”.

Desde janeiro, a empresa já participou de três eventos: Dia do Campo C.Vale (de 18 a 22 janeiro), Dia do Campo Cocari (1º e 5 de fevereiro) e Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos (de 9 e 11 de fevereiro), com o herbicida Kyojin, da família Herbicidas do Futuro, o inseticida os inseticidas Zeus, Bold e Maxsan, e o fungicida Certeza N e o Esquadrão Fungicidas Gold.

Os lançamentos

Novidade no mercado, Esquadrão Fungicidas Gold é a combinação dos produtos Fusão EC, Absoluto SC e Iharol Gold, que fortificam a defesa da lavoura, principalmente no cultivo da soja, e oferecem alta eficácia no controle da ferrugem e no controle de manchas foliares, proporcionando amplo espectro de controle em diversas fases da cultura e climas variados. Cada uma dessas tecnologias tem uma atuação específica para garantir alto resultado: o Fusão EC proporciona maior versatilidade de uso, elevada performance no controle das principais doenças da soja, alta velocidade de absorção e menor risco de perda pela chuva e falha no controle; o Absoluto SC é uma ferramenta para utilização como reforço dos fungicidas sistêmicos, considerada a melhor proteção contra ferrugem, manchas foliares e oídeo, pois garante maior segurança em períodos chuvosos, e o Iharol Gold tem um melhor espalhamento e maior absorção em baixa concentração e é de fácil manuseio.

O herbicida Kyojin, que integra a família “Herbicidas do Futuro”, foi desenvolvido com tecnologia voltada especialmente para o combate de plantas daninhas resistentes, oferece maior e melhor controle do capim pé-de-galinha, buva e digitaria, entre outras pragas.

Já o inseticida Zeus, desenvolvido com uma fórmula inédita e exclusiva da Ihara no Brasil. Este produto tem efeitos de choque e residual único contra percevejo e oferece proteção contra pragas das mais diversas culturas. Ainda na linha de inseticidas, a empresa traz o renomado Bold, defensivo altamente eficaz no combate aos percevejos, praga de grande importância e de maior crescimento nas culturas arroz, mas também atinge os cultivos de milho e soja.

A fim de oferecer ao produtor maior eficácia no tratamento por conta da micronização de ativos e componentes, o CertezaN, considerado o primeiro tratamento de sementes do mercado capaz de controlar doenças e nematoides, confere, à cultura de arroz, proteção completa.

Atualmente, o portfólio da Ihara conta com mais de 60 soluções para mais de 100 diferentes tipos de culturas, a fim de ajudar os agricultores nos principais desafios do mercado agrícola brasileiro.

Comunicação aproxima o produtor

Levar informações e conteúdos relevantes que gerem valor para o agricultor é uma das metas da Ihara. Para isso, no final de 2020, anunciou o lançamento da série de podcasts “Proteja seu Cultivo” em seu canal: Iharacast. O primeiro episódio, que fala sobre como identificar e fazer o melhor controle da Cigarrinha da Cana, já está disponível nos canais Spotify , Google e no aplicativo Apple Podcasts. “São episódios semanais, que vão ao ar às terças-feiras, sempre com um assunto novo, debatido por especialistas do setor. Manejo mais eficaz de pragas, doenças e plantas daninhas, para as mais diversas culturas do agronegócio brasileiro estão na pauta.

Além disso, em janeiro, iniciou parceria com a jornalista e especialista do agronegócio Kellen Severo, para ações variadas como mediação de debates e palestras do setor, lives, podcasts, vídeos, entrevistas com especialistas, entre outras ações para diversas culturas do Brasil. Juntas, Ihara e Severiano, mapearão os grandes desafios dos agricultores brasileiros em relação à proteção de cultivos e, a partir daí, contribuírem com ações e informações que os ajudem cada vez mais na busca por alta produtividade e rentabilidade.

Prêmios

Os desafios de 2020, para a Ihara, também se tornou um período de reconhecimento. Além de receber diversos prêmios do setor do agronegócio, foi escolhida como uma das 100 empresas brasileiras que mais se destacaram na gestão de pessoas em 2020.

Para José Gonçalves – presidente dessa empresa de pesquisa e desenvolvimento que há mais de 55 anos leva soluções para a agricultura brasileira – foi “orgulho muito grande a empresa ser reconhecida por toda a cadeia do agronegócio brasileiro e também pela excelência na gestão de pessoas. Estarmos presentes em diversos rankings nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. E posso afirmar que essas conquistas não se ganha sozinho, por isso, agradecemos a cada um dos nossos clientes, agricultores, pesquisadores, colaboradores que depositaram sua confiança na Ihara em anos de parceria. Somos muito gratos por estarmos lado a lado de todos aqueles que nos fizeram chegar até aqui e juntos levaremos a agricultura brasileira cada vez mais longe”.

Além de ser listada entre um dos 100 Lugares Incríveis para Trabalhar, na primeira edição desse prêmio realizado pelo UOL e pela Fundação Instituto de Administração (FIA), a Ihara, pela sétima vez, obteve o primeiro lugar do prêmio “Os Melhores do Agronegócio”, da Revista Globo Rural, e,  pelo 3º ano consecutivo, foi uma das empresas selecionadas para a renovação do selo Agro+ Integridade, concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tem como foco principal o fomento e o reconhecimento de boas práticas de produção, sob a ótica da responsabilidade social, sustentabilidade, ética e o empenho para a mitigação das práticas de fraude, suborno e corrupção (integridade).