ARTIGO – Como a nutrição foliar contribui para a regeneração dos canaviais?

Flavio Pompei*

A cana-de-açúcar é a planta que usa a luz diurna com mais do dobro da eficácia do que outros cultivos e, por isso, é o vegetal que fixa mais carbono, hidrogênio e oxigênio que a maioria dos tipos de cultivos.

Portanto, na condição de uma indústria, cujos produtos finais são alimentos, fibras e bioenergia, seus insumos essenciais são:

• Luz, porque fornece a energia;
• Água, porque fornece o hidrogênio para as estruturas orgânicas;
• Gás carbônico, porque fornece carbono e oxigênio para as estruturas orgânicas;
• Os macronutrientes NPKCaMgS, porque participam das estruturas definitivas da planta;
• Os micronutrientes essenciais Fe, Mn, Zn, Cu, Co, Ni, Cl, B, Mo, porque respondem pelo sistema enzimático.

Qual o papel dos micronutrientes nessa estrutura industrial, que é a planta?
Micronutrientes são como os funcionários dessa maravilhosa indústria, porque não participam das estruturas definitivas da planta ou de seus produtos, mas sem eles o sistema enzimático não se completa e, portanto, não há vida.

Exatamente por isso que, mesmo com participação relativa muito pequena na estrutura da planta em termos quantitativos, são tão essenciais à vida vegetal como todos os demais elementos, isto é, para a vida vegetal nenhum dos nutrientes essenciais é mais importante do que outro. Afinal, o sistema enzimático é quem organiza e administra as reações químicas do metabolismo que responde pela vida, desenvolvimento e proliferação do vegetal. Por isso, quando falamos de micronutrientes estamos, indiretamente, falando do sistema enzimático como um todo.

A nutrição foliar de micronutrientes em canaviais está focada na indução de reações específicas e pretendidas no vegetal. No momento, esse é o meio mais eficaz para ganhos robustos na qualidade e produtividade da canavicultura. Contudo, para que isso aconteça da melhor forma é fundamental um Programa de Nutrição Avançada, que promova boa sinergia entre:
• Os investimentos definidos;
• As doses de fertilizantes foliares de comprovado alto desempenho agronômico;
• As janelas fisiológicas(1) do cultivo-alvo,
• As máquinas e equipamentos disponíveis para as pulverizações.

Concluindo, a nutrição foliar de alto desempenho é a melhor ferramenta tecnológica para a recuperação mais rápida dos canaviais que sofreram inesperados estresses hídrico e de temperatura como nesse ano de 2020.

O Programa EUROFORTE de Nutrição Avançada para cana-soca compreende:
• BVBOOSTER no corte de soqueira ou no início da rebrota com as folhas fechando na linha.
• BVI-CANA na fase final do perfilhamento, quando surgem os primeiros entrenós do colmo.
• BIOBRIX pré-maturador aos 100 a 130 dias antes da colheita.
• Repetição de 1/3 da dose de BIOBRIX aos 30 a 40 dias antes da colheita.

O BVBOOSTER estimula a atividade de toda a microbiota do solo, especialmente das bactérias diazotróficas de vida livre, responsáveis pela FBN no solo. Isso assegura expansão bem mais rápida de toda rizosfera da cana e elimina completamente a necessidade das tradicionais adubações nitrogenadas minerais. Absorvido pela planta, estimula a FBN endógena pelas bactérias diazotróficas endossimbiontes, o que melhora ainda mais o suprimento natural de nitrogênio à cana e garante aumentos importantes na produtividade da lavoura.

O BVI-CANA estimula o metabolismo da multiplicação e alongamento celulares, o que garante colmos maiores e prontos para acumulação de sacarose durante a maturação.

O BIOBRIX pré-maturador estimula a produção de sacarose natural nas folhas e acelera sua transferência e deposição nos colmos. Repetido aos 30 dias antes da colheita assegura índice maior de ATR e maiores produtividades em TPH e TAH.

Resultados recentes em várias regiões canavieiras recomendam a aplicação preventiva de EURODRY na entrada do período seco. Um fertilizante foliar com formulação específica para estímulo dos metabolismos de proteção natural da planta que, por isso, diminui os efeitos dos estresses hídricos e de temperatura comuns na canavicultura.

A linha de nutrição foliar da EUROFORTE conta com tecnologias exclusivas em caldas nutritivas prontas para aplicação a baixo volume, enriquecidos com os aditivos CICLOHEPTOSE e BIOAMAC, responsáveis pelo melhor desempenho nutricional do fertilizante foliar em todas as pesquisas.

*Flavio Pompei é diretor Industrial e responsável técnico da Euroforte

(1) Janelas fisiológicas são as diferentes fases fenológicas do ciclo de desenvolvimento da cultura em que a nutrição foliar promove os melhores resultados pretendidos.