Conectividade no campo: fornecedor global foca em IoT em redes 4G e 5G

Uma análise setorial da Ericsson mostrou que a conectividade no campo trará uma disrupção e benefícios significativos em todos os aspectos da agricultura, principalmente por conta da expectativa da chegada do 5G ao País. O potencial de digitalização da economia brasileira, combinado com a maturidade do setor de tecnologias da informação e comunicação e, consequente, surgimento de um ecossistema digital, cria um ambiente favorável para a transformação no campo, habilitada pela conectividade. Quando o assunto é conectividade no campo, os especialistas da empresa global defendem o aumento da eficiência no agronegócio com IoT em redes 4G e 5G.

No agro, a chegada do 5G vai promover uma revolução. A tecnologia poderá ser utilizada em uma série de processos, transformando as fazendas em Fazendas Inteligentes (Smart Farming). Para se ter uma ideia desse impacto, com a agricultura de precisão, estudos projetam que será possível reduzir os custos relacionados à operação de campo e à análise do solo, além de permitir aumento significativo em relação aos rendimentos globais das lavouras, entre outros benefícios.

“A expectativa é que nos próximos 5 anos, a cobertura de internet celular de alta capacidade (4G e 5G) no campo cubra uma área correspondente àquela que as tecnologias 2G e 3G levaram 20 anos para atingir. O desenvolvimento da cadeia do agronegócio por inteiro a partir do IoT e com o advento do 5G pode tornar o Brasil ainda mais produtivo do que é atualmente. Atrelado a isso, a demanda global por insumos vegetais, alimentos e proteína irá dobrar até 2050 e o Brasil é o único país grande, com condições favoráveis para aumentar em escala a oferta de alimentos, além de contar com enorme espaço para alcançar um ganho de produtividade em diferentes etapas da cadeia. Temos, portanto, a chance de nos tornarmos o maior exportador de produtos agrícolas nesta nova década”, destaca Paulo Bernardocki, Diretor de Soluções Rede da Ericsson.