As cooperativas tiveram de se reinventar durante a pandemia do novo coronavírus, para manter a oferta de seus produtos e serviços as comunidades nos quais atuam. Para isso, investiram na digitalização para a compra de insumos, para a continuidade dos negócios locais e para o relacionamento com seus cooperados e consumidores.
Contudo, as cooperativas podem alcançar outros objetivos com o mundo digital, principalmente, ao profissionalizar seu departamento de marketing e comunicação, fortalecendo, desse modo, sua presença digital, tanto do ponto de vista institucional como de negócios.
Segundo os especialistas em marketing digital e em profissionalização de departamentos de marketing Fernando Cartier e Luciana Duarte, que lideram o movimento X500, o trabalho realizado pelas cooperativas em todo o país é bastante intenso e exige um alta nível de profissionalização em diversas áreas. E, com o marketing não pode ser diferente, em especial, nessa era digital, no qual é possível ampliar a rentabilidade de todos os cooperados com as plataformas online.
“Um marketing digital profissional permite conhecer o retorno do seu investimento em campanhas, seja em aquisição de novos clientes, conquista de novos mercados, resultado em vendas e fortalecimento da marca”, explica Cartier. Isso significa que a cooperativa tem a possibilidade de, por exemplo, expandir sua área de atuação ou ampliar os negócios locais.
Além disso, o trabalho profissional de marketing digital permite otimizar e automatizar etapas dentro do processo de relacionamento e de vendas das cooperativas. “Outro benefício é que, ao ampliar o volume de clientes ou de produtos comercializados, elas terão mais argumentos para negociação nas compras de todos os insumos usados na plantação e, também, na logística e transporte dos alimentos”, disse Cartier.