CNMA – Yara destacou a importância de formar equipes que representem a diversidade da sociedade

O último dia do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), 29 de outubro, trouxe para o debate a importância do movimento ElesPorElas (HeForShe) de Solidariedade. A iniciativa, promovida pela ONU Mulheres pela igualdade de gênero, é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingirem seu potencial.

Olaf Hektoen, presidente da Yara Brasil, esteve presente na mesa redonda que debateu o tema e ressaltou a necessidade de aumentar cada vez mais a presença feminina dentro da empresa. “Atualmente, temos 25% dos cargos de liderança da Yara representados por mulheres e queremos que esse índice chegue a 50% nos próximos anos”, afirma.

O executivo também falou da necessidade de ampliar o trabalho em conjunto entre homens e mulheres para alcançar resultados transformadores. “Homens e mulheres têm características muito distintas, e é justamente a soma dessas diferenças que nos leva a desenvolver projetos mais inovadores. Somos complementares – e jamais seremos capazes de oferecer soluções adequadas ao nosso cliente se não tivermos uma equipe que reflita a diversidade da sociedade”, explica.

Hektoen também destacou a oportunidade de alcançar um futuro melhor por meio de mais ações de diversidade e inclusão nas empresas. Como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, que orientam as empresas a adaptar as políticas existentes ou criar práticas para trabalhar elementos-chave para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, a Yara investe fortemente no empoderamento das mulheres. Há grupos de discussão e mentoria para formação de lideranças femininas, além do relacionamento diário com produtoras de todo o País e outras iniciativas que fomentam essa jornada de transformação.

GestAgro 360° é parceiro de mídia do evento.