O uso de bioplásticos compostáveis nas mais diversas aplicações é uma alternativa importante por favorecer a economia circular, garantindo produtos que são economicamente viáveis e ecologicamente eficientes. Mas como está esse mercado, quais são as perspectivas futuras e as possibilidades de aplicação para esse tipo de solução? Para debater o tema, será realizado um encontro virtual no próximo dia 15 de setembro, às 14h, na plataforma onono digital. O webinar “ecovio®: Uma alternativa sustentável e voltada à economia circular”, vai contar com a participação de Karina Daruich, da Associação Brasileira de Biopolímeros Compostáveis e Compostagem (Abicom), Marcos Bresolin, da distribuidora Additiva e de Thiago Spedo, da indústria química BASF.
O ecovio® é um polímero biodegradável e compostável, de origem parcialmente renovável proveniente em geral de amido de milho, o que reduz sua pegada de carbono. Após seu uso, quando destinado corretamente, se biodegrada e se converte em água, dióxido de carbono e biomassa e pode retornar ao solo”, explica Thiago Bazaglia Spedo, coordenador de especialidades em Materiais de Performance da BASF para a América do Sul. Com desempenho similar ao plástico comum, o material pode ser aplicado em sacolas de mercado, embalagens, utensílios de uso único e até no mercado agro, em plantações que usam mulch film.
“Destinando os resíduos orgânicos à compostagem eliminando a fase da separação das embalagens, se garante o ciclo fechado e descarte sustentável, contribuindo para economia circular”, destaca a química industrial Karina Daruich, diretora-executiva da Abicom, que participará do encontro virtual.
Além dos conceitos, as formas de aplicação, as certificações da solução, serão abordadas as visões e perspectivas do mercado para as aplicações biodegradáveis. A apresentação também vai contar com informações sobre o cenário das indústrias de compostagem, as dificuldades e propostas para cumprir a economia circular e as visões e perspectivas de demandas por produtos biodegradáveis / compostáveis.
Para participar, é possível fazer inscrição gratuita pelo site do onono, no link: