Áreas experimentais e soluções de empresas parceiras destacam-se na Feira Nacional do Amendoim

Em formato 100% on-line e com inscrições gratuitas, o XVII Encontro e II Feira Nacional do Amendoim está sendo realizado de 10 a 14 de agosto e conta com 15 palestras, apresentação de resultados de áreas experimentais das empresas parceiras, apresentações musicais e culinária.

Uma mesa redonda com especialistas e representantes de entidades, sobre os cenários para o setor no pós-pandemia, marcará o encerramento. As inscrições gratuitas e com certificados emitidos pela FCAV/Unesp-Jaboticabal estão sendo possíveis devido às parcerias.

Entre os palestrantes, cientistas do Brasil e dos Estados Unidos e as mais recentes pesquisas do setor, com temas para atender o produtor em seus desafios diários. A semana, portanto, será um divisor de águas para a tomada de decisão sobre o novo ciclo da cultura, que tem início com o plantio, em setembro.

Parceiros

Organizado por Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV/Unesp), Funep, Lapda, Sindicato Rural, o evento tem o patrocínio de FMC, Ihara, Mosaic, Oxiquímica, Syngenta, Sumitomo Chemical, UPL, Coplana, Stéfani, Miac, Microgeo, Fertsolo, Beatrice, Coopercana, JLA, Ourofino, El Carmen Sementes do Brasil, Veloce, Viveiro Santo Antônio; e o apoio de Aciaja, IPJab, Socicana, Neomarc, Prefeitura de Jaboticabal e Governo de São Paulo – IAC, APTA, CDRS. O GestAgro 360° é mídia apoiadora do evento.

“O aporte dos patrocinadores foi fundamental para viabilizar o acesso gratuito. São palestrantes reconhecidos no Brasil e exterior, que vão trazer aspectos práticos para contribuir com as decisões no campo. Isto é essencial para a cadeia produtiva do amendoim e estreita os laços entre a área acadêmica e o produtor rural”, explicou Sérgio de Souza Nakagi, presidente da Comissão Organizadora.

Entre as empresas que levam suas soluções e apresentam resultados de áreas experimentais no dia 14, está a FMC Agrícola, com dois lançamentos e demais itens de seu portfólio.

Premio e Avatar, inseticidas para o controle das principais lagartas do amendoim, são os lançamentos da FMC Agrícola, que ainda disponibiliza outras soluções para essa cultura, voltadas, por exemplo, ao aumento do vigor e do enraizamento da planta ( Seed+); controle de nematoides para tratamento de sementes (Presence) e para aplicação no sulco (Quartzo), além de bioestimulante que aumenta a resistência ao stress hídrico, aumenta o vigor e o desenvolvimento da planta, com produtividade (Crop+).

Já a Ihara, além da presença no dia do campo virtual, tem um espaço no site da feira, onde o visitante pode conferir as principais soluções da marca para o cultivo do amendoim, como o inseticida Bold, recém registrado para cultura do amendoim e o completo portfólio de fungicidas foliares como o Fusão EC, Approve e Absoluto SC.

Junto a esses produtos, a empresa leva ainda o Certeza N, tratamento de sementes fungicida que controla doenças de solo e o herbicida Targa Max eficaz contra uma grande diversidade de plantas infestantes de folha estreita, além do óleo mineral Iharol Gold.

“Para conseguirmos atender melhor os produtores, estamos oferecendo mais soluções para realizar um excelente manejo do amendoim. Pelo segundo ano consecutivo, trazemos novos produtos para lançar durante a feira pela importância da cultura para região e também para o estado de São Paulo, concentradas nas áreas de renovação com a cana-de-açúcar. A Ihara faz questão de participar de eventos importantes como este para estar cada vez mais próximo do agricultor e, assim, poder contribuir com inovação e informação para que eles atinjam melhores níveis de produtividade”, afirma Gustavo Canato, gerente de marketing regional da marca.

Presente pela segunda vez no evento, a Mosaic Fertilizantes – de acordo com Christian Pereira, diretor de Marketing da marca – acredita nos parceiros e parabeniza a organização “por ter tornado possível este evento em formato online, adaptando-se ao momento atípico ao qual estamos vivendo. Desta maneira, viabilizando a transferência  de tecnologia e conhecimento ao campo, de uma forma descomplicada e completa, auxiliando o produtor a continuar produzindo ainda mais”.

Esse, aliás, como frisou Pereira, é também o propósito da Mosaic Fertilizantes: levar as mais modernas tecnologias em fertilizantes ao campo e garantir maior produtividade para ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa. Para o espaço técnico, a empresa preparou um vídeo sobre as soluções focadas na cultura, como “os nossos produtos MicroEssentials e Aspire, que podem ajudar a produzir ainda mais”, e convida: “Aproveite o balcão de negócios que está com condições exclusivas para a Feira do Amendoim!”,

O herbicida ZethaMaxx, que obteve autorização para controle de invasoras do amendoim, é destaque da Sumitomo Chemical. Lançado há quatro anos no Brasil, o produto foi “o que mais cresceu em área tratada, no segmento pré-emergentes, no ciclo 2019-20”, informa o engenheiro agrônomo Murilo Borges, gerente de herbicidas da Sumitomo Chemical, citando como referência pesquisa da consultoria Spark Inteligência Estratégica que mostra que esse herbicida superou 1 milhão de hectares de soja tratados na última safra.

Devido a esses resultados, Borges acredita que o ZethaMaxx “trará enorme contribuição fitossanitária à cadeia produtiva do amendoim, pois existem poucos herbicidas registrados no País para controle de invasoras da leguminosa. Amendoim faz parte dos cultivos que mais crescem em área no Brasil. A crescente adoção do manejo de renovação de canaviais, rotacionado ao amendoim, deverá impulsionar ainda mais o mercado da leguminosa, daí a importância de ampliar a oferta de tecnologias de ponta para controle de invasoras, doenças e pragas”, destaca.

A Sumitomo Chemical destaca também na Feira Nacional do Amendoim sua plataforma de soluções para cultura, composta pelos inseticidas Adage®, Platinum Neo®, Dipel® e Xentari®. Adage® é específico para tratamento de sementes da leguminosa, enquanto Platinum Neo® controla com eficácia à lagarta-de-pescoço-vermelho e à tripes. Já os inseticidas de matriz biológica Dipel® e Xentari® compõem o manejo da lagarta-do-pescoço-vermelho e lagarta-marrom (Spodopteras), respectivamente. A Sumitomo Chemical apresenta ainda os fungicidas Troia® e Echo®, aplicados no controle das doenças cercosporiose e mancha castanha.

A Syngenta, por sua vez, participa da Feira Nacional do Amendoim desde sua primeira edição e, neste ano, tem como principal destaque o lançamento do fungicida Bravonil Top, com amplo espectro de proteção e pronto para combater as principais doenças da cultura do amendoim. Para a feira, organizamos uma palestra técnica com um de nossos DTMs que explica a formulação, benefícios e resultados em campo do Bravonil Top (acesso aqui). A empresa também faz dia de campo virtual, em que será apresentado o portfólio completo de soluções para a cultura.

Apresentar seu portfólio de alta eficiência para aumentar o potencial produtivo do amendoim a partir do tratamento de sementes é a meta da UPL Brasil que, entre os destaques, apresenta “o exclusivo programa Pronutiva, que integra o uso de soluções para proteção de cultivos com as mais modernas tecnologias de biossoluções para alcançar a máxima produtividade e a máxima qualidade do amendoim”, conta Edivaldo Panini, da equipe de desenvolvimento de mercado da marca, frisando que “a proposta que vamos apresentar aos agricultores é o cuidado com todo o ciclo de cultivo de maneira integrada, com soluções que contribuam especialmente para a melhor saúde vegetal das plantas”.

Desse modo, como destaca Panini – que também realiza palestra durante o evento digital – as tecnologias de biossoluções incluem produtos biológicos e de nutrição inovadora, além dos fisioativadores, que estimulam as plantas a se desenvolverem com mais vigor, produtividade e qualidade. Destaque também para a linha Pronutiva Tratamento de Semente inclui o fungicida Vitavax, contra a podridão radicular (causada pelo fungo Rhizoctonia solani).

“O produto é o primeiro e único tratamento de sementes que contém carboxamida com multissítio, oferecendo um dos maiores espectros de controle do mercado”, explica o membro da equipe de desenvolvimento de mercado, lembrando que “o fungicida é integrado ao fisioativador Biozyme, que é um fertilizante mineral misto para aplicação via sementes. Sua formulação possui macro e micronutrientes combinados com extratos vegetais hidrolizados, que melhoram processos metabólicos e fisiológico da planta”.

O dia do campo virtual pode ser acessado em www.feiranacionaldoamendoim.com.br.

Confira a programação: