Produção de Alimentos em São Paulo: tema da encontro virtual da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

A cidade de São Paulo possui mais de 4 mil hectares de área rural, somadas as áreas agricultável com as de vegetação nativa e Áreas de Preservação permanente (APPs). Além disso, há centenas de iniciativas agrícolas produtivas nas áreas urbana e periurbana, destinadas à produção de alimentos, totalizando mais mil locais de produção de alimentos no município de São Paulo, em especial nas localidades de Parelheiros, Marsilac e Grajaú, que além da produção de alimentos, é também local de preservação de mananciais. Baseado nestas premissas a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) Regional São Paulo realiza em 4 de agosto, a partir das 13h, encontro para troca de experiências.

Transmitido ao vivo pelo canal do Youtube (youtube.com/c/CDRSagricutura), as palestras versarão sobre a produção de alimentos e as comunidades que o fazem, desde a área urbana até a periurbana e rural. Serão abordados assuntos técnicos relativos à produção em função da realidade de cada localidade até a comercialização. Também haverá relatos de iniciativas que foram tomadas a partir da pandemia e do isolamento social imposto que fez com que surgissem novas formas de comercialização e logística e até a tendência de essas novas modalidades se perpetuarem entre os produtores.

Programação

  • Abertura e mediação – Hemerson Calgaro – Engenheiro agrônomo – Diretor CDRS Regional São Paulo
  • Tema: “Agricultura em Parelheiros” – Nicole Gobeth – Eng. Florestal e Gestora do Projeto Ligue os Pontos
  • Tema: “Agricultura urbana e periurbana”  – Jose Antônio Teixeira (Toninho)  – Departamento de Agricultura da Prefeitura de São Paulo
  • Tema: “Agricultura urbana – Zona Leste” – Joelma Marcelino dos Santos  – Mulheres do GAU – Grupo de Agricultoras Urbanas
  • Tema: “Agricultura em Parelheiros” – Ana Zilda R. Coutinho (Ana do mel)
  • Depoimentos  de Mauri Joaquim da Silva (Agricultor – Parelheiros) e Luciano Aparecido dos Santos (Agricultor – presidente da Aprupar e diretor Sindicato Rural de São Paulo)