O Café é um dos principais produtos de exportação do Brasil, e em 24 de maio é comemorado o dia Nacional do Café. Para festejar, que tal um cafezinho?
No entanto, como o papel do GestAgro 360° é informar, seguem alguns números sobre a produção, as exportações e o consumo brasileiros.
Produção – Segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o parque cafeeiro nacional é estimado em 2,25 milhões de hectares e distribuído aproximadamente 1.900 municípios, onde estão sediados cerca de 290 mil cafeicultores, a maioria pequenos produtores.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou em seu primeiro levantamento (divulgado em janeiro) que no ano safra 2020/2021 a produção brasileira de café deve situar-se entre 57 e 62 milhões de sacas de 60 kg. O número representa avanço de até 25,8% em comparação ao ano anterior, quando foram colhidas 42,3 milhões de sacas de 60 quilos, sendo que a produção de café arábica foi de 32,05 milhões de sacas e a de café conilon (robusta) totalizou de 11,19 milhões de sacas. De acordo com a Conab, a produtividade média por hectare é de 22,49 sacas.
As lavouras cafeeiras estão presentes em 15 Estados brasileiros: Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. Minas Gerias concentra 50% da produção nacional do grão.
Exportações – Atualmente, o Brasil é o maior exportador de café do mundo. No ano passado, as exportações bateram a casa de 36,8 milhões de sacas, superando em 1,3% o recorde de 35,4 milhões de sacas registrado em 2018. Neste ano, apenas em abril, de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), foram exportados 3,3 milhões de sacas de café, volume 2,5% superior ao de abril de 2019. Com isso foi gerada receita cambial de US$ 442,1 milhões, aumento de 9% em relação a abril de 2019.
Consumo – Dados da Organização Internacional do Café (OIC, sigla em inglês) apontam que o consumo mundial de café ultrapassa 150 milhões de sacas de 60 quilos por ano e vem registrando um crescimento anual de 2,5%. O Brasil é o segundo maior consumidor da bebida do mundo, atrás apenas dos EUA, que consome anualmente 24 milhões de sacas. No ano passado, os brasileiros demandaram 20,5 milhões de sacas. Além disso, o café é a segunda bebida mais consumida no País, estando a água em primeiro lugar.