RenovaBio: cresce número de unidades certificadas

Atvos e Tereos Açúcar & Energia Brasil finalizaram os processos de certificação de suas plantas de etanol pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Enquanto a Atvos tvos concluiu a certificação de suas oito unidades operacionais, a Tereos, com a certificação de Tanabi, passa a ter suas sete usinas de processamento de cana-de-açúcar autorizadas a emitir os Créditos de Descarbonização (CBIOs).

Com o volume elegível em Tanabi situando-se em 95%, todas unidades certificadas da Tereos estão localizadas no Estado de São Paulo: Tanabi, na cidade de mesmo nome; São José, localizada em Colina (SP); Vertente, que fica em Guaraci (SP); Andrade, em Pitangueiras (SP); Cruz Alta, em Olímpia (SP); Mandu, em Guaíra (SP); e Severínia, localizada na cidade de mesmo nome no noroeste do Estado. Com isso, todas as sete unidades do grupo podem emitir os Créditos de Descarbonização (CBIOs).

Reunindo12 mil produtores cooperados em 18 países, a Tereos é líder global nos mercados de açúcar, álcool, etanol e amidos. A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. Especificamente a Tereos Açúcar &Energia Brasil, além das sete unidades de processamento, conta com duas refinarias.

A Atvos, por sua vez, com nota de eficiência energética média de 60 gCO2/MJ, teve auditada quase a totalidade da cana-de-açúcar produzida e, com isso, a empresa terá potencial para emitir cerca de 2,3 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) no ano safra de 2020/21, que já começou. A expectativa, devido à  elegibilidade média das unidades ter sido de 98%, é gerar mais de 100 mil pré-CBIOs referentes aos meses de fevereiro e março.

Todos os cinco polos produtivos da empresa – localizados nos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás – têm metas de redução de Intensidade de Carbono (IC), indicador que mede o volume de emissões de gás carbônico equivalente para cada unidade de energia gerada. No total, a Atvos impediu que 5,5 milhões de toneladas de gás carbônico fossem lançados na safra 2019/2020.

Considerando as notas de eficiência energética (NEE) e elegibilidade de todas as unidades, a Atvos está autorizada a emitir, em média, um crédito de descarbonização (CBIO) para cada 787 litros de etanol produzidos.