ARTIGO – Como garantir a segurança da informação com uma política de home office?

Fernando Arditti*

Para ajudar a combater o Covid-19, ou coronavírus, as empresas têm um papel importante, que é o de  permitir que os seus colaboradores trabalhem de casa, o famoso home office. Mas também é necessário oferecer as ferramentas capazes de manter a produtividade dessas pessoas e a segurança das informações da organização. Estamos falando em permitir o acesso ao banco de dados, aplicações e rede da empresa sem exposição.

Como garantir que os colaboradores acessem somente os sistemas ou arquivos que eles têm autorização ou que são realmente os necessários para manter a produtividade sem que sua organização corra riscos de segurança?

Com uma solução de gerenciamento de identidade e acesso (Identity and Access Management) você consegue permitir que os usuários acessem somente as informações e sistemas que realmente precisam e no momento que precisam. Isso vai muito além de uma questão de segurança porque a governança está cada vez mais em evidência (LGPD). 

A segurança se tornou um desafio gigante para arquitetos e administradores de identidade devido ao aumento de usuários de aplicações, integração entre sistemas, políticas corporativas, estruturas hierárquicas e regulamentações. Um sistema integrado de gerenciamento de identidade e acesso auxilia a facilitar o controle da informação da empresa e sua distribuição entre os colaboradores. 

Todos temos nosso papel para tentar conter a disseminação do coronavírus, mas também precisamos tentar manter a economia rodando sem expor a segurança da informação das nossas organizações.

*Fernando Arditti é diretor executivo LATAM da WSO2, plataforma de integração open source que tem 100 das marcas líderes e mais de 1.000 projetos globais utilizando suas tecnologias na execução de 5 bilhões de transações anuais.

Foto Fernando Arditii: Izilda França