Acordo comercial exclusivo entre a australiana Nufarm e a empresa canadense de soluções de agricultura de precisão Farmers Edge foi anunciado em 2 de março. Juntas, as empresas passam a oferecer ao agronegócio um amplo portfólio de serviços para gerenciamento de propriedades rurais. Conforme as empresas, o modelo de negócio integra o manejo de defensivos agrícolas a um grupo de tecnologias digitais e tem por objetivo elevar a produtividade e a rentabilidade de lavouras.
Segundo as companhias, a Nufarm entra com um dos mais robustos e qualificados portfólios de agroquímicos pós-patente disponível no País, formado por cerca de 70 produtos. Já a Farmers Edge, ancorada em redes sem fio e celulares, entre outros recursos de última geração, fornecerá informações em suporte à tomada de decisões estratégicas dentro da propriedade.
Outro diferencial do modelo de negócio destacado pelas empresas é o fato de a Farmers Edge ter condições de coletar dados em qualquer tipo de ambiente agrícola, em redes sem fio ou celulares, ao passo que várias áreas da fronteira produtiva brasileira, como o Mato Grosso, carecem de plena cobertura de dados, voz e imagem. Um dos recursos da companhia, a plataforma denominada FarmCommand®, apresenta ao produtor mapas derivados de imagens altamente precisas, capazes de detectar rapidamente alterações dos cultivos.
Diretor de marketing da Nufarm para a América Latina, o engenheiro agrônomo Celso Macedo assinala que a união de forças com a Farmers Edge permitirá atender a demandas customizadas de produtores e fazendas. “O modelo de negócios possibilita a nosso time de campo usar análises avançadas e inteligência de dados. Forneceremos recomendações precisas que abrangem desde a seleção de produtos até doses indicadas, tendo em vista a maior produção da lavoura com a melhor relação custo-benefício”, diz o executivo.
“O Brasil é uma potência agrícola com uma posição única entre os principais produtores globais: a escassez de dados na comparação a outras áreas do mundo”, observa Wade Barnes, CEO e cofundador da Farmers Edge. “Com o desenvolvimento de novas soluções integradas à Nufarm, levaremos aos produtores ferramentas de ponta em suporte a decisões agronômicas estratégicas à proteção às lavouras, além de monitorar remotamente as culturas e gerenciar proativamente os riscos”, reforça o executivo.
Foto: Divulgação