Agrishow – Redução no custo do produtor e controle meteorológico são focos de empresas expositoras

A agricultura de precisão trouxe segurança e eficiência na tomada de decisões do produtor rural. Equipamentos e softwares auxiliam a gestão integrando o campo ao escritório.  Na Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação diversas empresar apresentam soluções para o aumento da produtividade e a diminuição dos custos, focadas no aperfeiçoamento das atividades rotineiras.

Nesta edição, a Verion propõe soluções completas em um só lugar. Os lançamentos são o Vcom 10.0, Vsoil PP, o Agromapas 4.0 e o Sistema de Gestão Integrada (GIC). A  intenção da empresa é ainda focar em lançamentos da Linha de Primeiros Passos (PP), destinada ao produtor que quer iniciar no segmento. De acordo com Mauro Brino Garcia, engenheiro da Verion, hoje o investimento do produtor é recuperado em um ano. “Por exemplo, com uso de tecnologia há uma qualidade melhor de distribuição do adubo o que gera uma economia de 10% do gasto do insumo. Isso representa uma redução de custo para o produtor de cerca 30%”.

A Hexagon Agriculture mostra a importância da sincronização de todos os processos para otimização na produção. “Ainda vemos muita fragmentação na aplicação de tecnologias no campo, refletindo negativamente no desempenho da indústria agrícola. Na Hexagon, acreditamos que a integração das soluções é o maior desafio do agronegócio e, por isso, desenvolvemos a HxGN AgrOn, uma plataforma completa, capaz de conversar com sistemas já existentes”, explica Bernardo de Castro, presidente da divisão de Agricultura da Hexagon. Estão em exposição no estande da empresa o AgrOn Cultivation e AgrOn Harvesting, com as soluções de Planejamento & Otimização,  Monitoramento & Gestão de Operações e Automação de Máquinas. Os produtos possibilitam conectar, sincronizar e otimizar todos os processos de cultivo, colheita e transporte, para negócios de cana-de-açúcar, floresta e grãos.   

A Veltec trouxe pela primeira vez o Vsafe, equipamento de videomonitoramento que identifica em tempo real a performance dos motoristas. O sistema garante redução de até 86% dos acidentes no trânsito. Composto por câmeras, uma instalada na cabine e outra na parte frontal do veículo, o Vsafe identifica algumas situações que colocam o motorista em perigo, como sonolência, fadiga, uso de celular ao volante, distração, risco de colisão, uso de cigarro e trocas de faixas.

Já a Trimble trouxe soluções para gestão da propriedade na palma da mão que fazem parte do pacote Ag Software, sendo elas o Farmer Core, AutoSync e Ag Mobile. O Farmer Core aproveita o novo recurso AutoSync ™, que sincroniza automaticamente linhas de orientação, nomes de talhões, limites, pontos de referência e informações do operador no TrimbleAg Software e nos monitores Trimble usando o aplicativo de campo Precision-IQ ™. O Precision-IQ é usado para coletar e gerenciar dados de atividades em campo. Reduzindo o erro humano e eliminando a necessidade de compartilhar dados manualmente via USB, essa nova funcionalidade AutoSync melhora a integridade geral dos registros agrícolas.

O controle meteorológico também teve destaque com a Agrosystem e a norte-americana DTN, que lançam a AgrosystemCloud, plataforma que oferece previsões meteorológicas de alta precisão para as próximas 72 horas e 15 dias, além de observações contínuas especificamente para a fazenda, incluindo informações de umidade do solo. Outros diferenciais são os sistemas de alertas patenteados da DTN para condições meteorológicas atuais e previstas, sabendo quando o clima atingirá limites críticos customizados para a lavoura, sendo possível o usuário incluir ações referentes aos alertas. Também é destaque na plataforma o mapa de chuva em tempo real, com atualizações a cada 15 minutos e resolução de 4 quilômetros, baseado na última tecnologia em satélite para informações precisas.

A Ag Leader apresenta seus displays e o SureDrive, que atua como uma embreagem no controle de seção linha por linha de sementes. A Pro Solus trouxe os monitores de plantio desde as necessidades mais complexas até versões mais simples, voltadas para quem está entrando agora no universo da tecnologia de precisão.  A Saframax lança seu tanque de 2.600 litros da linha SafraJet para pulverização de sulco e o SM4, monitor de plantio integrado para gestão. A Precision Planting oferece tanto sensores que captam as informações em cada talhão e as gerenciam, como dispositivos que atuam na resolução da atividade do plantio.

Serviço:
AGRISHOW 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 29 de abril a 3 de maio de 2019
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 – Ribeirão Preto (SP)
Horário: das 8h às 18h
www.agrishow.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui