Sicredi firma parceria com AgTech Garage para criar o maior hub de inovação para o agronegócio da América Latina

Espaço está localizado em Piracicaba (SP), região considerada o “Vale do Silício” da agricultura brasileira

O Sicredi em parceria com a AgTech Garage – hub de inovação que promove a conexão com startups, instituições de ensino, produtores rurais e outros atores do ecossistema com o objetivo de facilitar e acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para o agronegócio –, lançou nesta terça-feira, 23 de abril, em Piracicaba (SP), o novo hub que abrigará agritechs, ou seja, startups com soluções voltadas ao agronegócio.

O espaço será utilizado para facilitar e acelerar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para o setor. Com a parceria, o Sicredi passa a ser um dos principais parceiros de inovação do hub. A instituição pretende criar conexões que permitam uma aproximação ainda maior dos associados que atuam no campo e proporcionar soluções que possam ter impacto positivo na produção e nos negócios, como tecnologias para o georreferenciamento, automatização da mecanização rural, entre outros.

A região para implantação do hub de inovação foi escolhida por ser um dos mais importantes polos do agronegócio no Brasil. O “Vale do Piracicaba” é uma alusão ao Vale do Silício, principal centro de geração de alta tecnologia dos Estados Unidos. Piracicaba, cidade a 160 km da capital paulista, tem atraído startups, investidores e outros hubs de inovação por concentrar um grande número de centros de pesquisa e empresas focadas no segmento agro. O município também possui instituições de ensino reconhecidas na área, como a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), considerada uma das melhores do mundo nos rankings de Ciências Agrárias. 

Para o presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares, “a parceria da instituição nesta iniciativa reforça a importância do cooperativismo de crédito no desenvolvimento econômico e social do país e também contribui para desmistificar a imagem conservadora do sistema cooperativo de crédito”.

Segundo ele, “a tecnologia é uma aliada importante do agronegócio e o Sicredi, por ser um dos principais players dentro do setor, com mais de um terço dos associados atuantes no universo agro, deve aproveitar as oportunidades geradas a partir dessas conexões tanto para inovar os serviços que oferece como para gerar negócios para os associados. A colaboração é a palavra-chave neste negócio”, ressalta. 

José Tomé, cofundador da AgTech Garage, afirma que a parceria será enriquecedora para todos e que seus frutos também abriram diversas oportunidade não somente no agronegócio, como também nas áreas de negócios, inovação e tecnologia. “Não temos dúvida de que o novo hub da AgTech Garage será um marco para o ecossistema de inovação e empreendedorismo do agronegócio brasileiro. Um dos motivos que nos deixa confiantes são os parceiros de peso que estamos reunindo e somando forças nessa empreitada. Ficamos muito contentes em ter o Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, como nosso primeiro Innovation Partner. Ficamos animados para, juntos, contribuirmos para as novas fronteiras tecnológicas do agronegócio”, afirma Tomé. 

A jornada de transformação digital do Sicredi

Transformação digital é tema prioritário no Sicredi, instituição financeira cooperativa que possui mais de 1.600 agências e pontos de atendimento em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. 

A parceria da instituição com a AgTech Garage para a criação do maior hub de inovação tecnológica para o agronegócio da América Latina integra uma série de iniciativas do Sicredi para contribuir com a evolução do cooperativismo de crédito, uma tendência global que já tem grande representatividade no sistema financeiro de países como Alemanha e França, por exemplo, e no Brasil, que, segundo o Banco Central, já conta com a participação de mais de 9 milhões de brasileiros associados a alguma cooperativa de crédito.

Além do Agtech Garage, outras iniciativas foram desenvolvidas pelo Sicredi, alinhadas ao processo de transformação digital pelo qual a instituição está passando. Confira abaixo um pouco mais sobre essas ações:

Presença do Sicredi no Tecnopuc-PUCRS – A relação do Sicredi com startups teve início em 2017, quando a instituição firmou parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para a criação de uma unidade no Tecnopuc, um espaço de tecnologia no campus da PUC em Porto Alegre (RS). No local – que abriga um time de colaboradores do Sicredi, empresas e startups parceiras, além de especialistas em tecnologia da informação –, surgiu o Woop Sicredi, plataforma 100% digital da instituição. 

Inovar Juntos – Em 2018, o Sicredi deu mais um passo ao lançar o Inovar Juntos, programa que aproximou ainda mais a instituição do ecossistema de startups e resultou em parcerias com seis iniciativas com foco em tecnologia para o mercado financeiro. O programa terá uma nova edição em 2019.

Pacto Alegre – O Sicredi também passou a fazer parte do Pacto Alegre, iniciativa que visa tornar Porto Alegre (RS) referência internacional e realizar a transformação acelerada e criativa da cidade em uma metrópole referência em inovação e qualidade de vida. 

Vale do Silício – Outra novidade de 2019 é a chegada do Sicredi ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Em parceria com a StartSe, a instituição estará no centro de inovação do mundo para analisar oportunidades de conexão com startups que podem impulsionar seu core business.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui