Agricultura Familiar: Jacto vence Prêmio Afubra/Nimeq

0
66
ADS

O pulverizador e dosador costal a bateria Jacto DJB-20S venceu o 5º Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar, categoria empresas.  

O prêmio é uma promoção da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) com o Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/Ufpel) e tem a parceira da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). 

O troféu de reconhecimento foi recebido por Márcio Fantim, coordenador comercial Brasil da unidade de produtos portáteis da Jacto, no último dia da Expoagro Afubra, que foi realizada entre 26 a 28 de março em Rio Pardo/RS. 

A comissão julgadora analisou entre os nove concorrentes ao prêmio na categoria indústria, o produto que alcançou melhor os quesitos: novidade na fabricação, fosse como inovação tecnológica ou aperfeiçoamento, sua contribuição para a produtividade agrícola e para a preservação do meio ambiente, além de ser voltado para agricultura familiar. 

“Este prêmio reconhece o esforço de uma equipe inteira que pensou no Jacto DJB-20S, desenvolveu todas as tecnologias que poderiam ser embutidas, como cada peça funcionaria, as inúmeras pessoas que foram a campo realizar testes para buscar ainda mais eficiência em cada detalhe do equipamento, equipes de logística, comercial e marketing que, acima de tudo, ouviram os produtores rurais e suas reais necessidades para oferecer ao mercado uma tecnologia de ponta e economicamente acessível”, afirma Márcio Fantim.  

O Jacto DJB-20S é o primeiro pulverizador e dosador costal a bateria do mundo com a possibilidade de se conectar via Bluetooth e ser controlado por um aparelho celular ou tablet. 

“Através do celular, o operador consegue configurar toda a operação, padronizando as dosagens, pressão e vazão do produto a ser aplicado, além de selecionar a velocidade de aplicação considerando o espaçamento entre as plantas. Ao final do trabalho, é gerado um relatório com dados da operação, similar aos relatórios gerenciais que são oferecidos nas grandes máquinas”, explica Iago Reis de Oliveira, especialista de produtos da Jacto, unidade de produtos portáteis.

O equipamento costal, utilizado principalmente em cultivos como tabaco, café, hortaliças, banana, aplicações de herbicidas em cultivos industriais como eucalipto e pinus e cana de açúcar, entre outros, consegue se comunicar com um aparelho celular através de um aplicativo. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here