Fazenda no interior de SP faz parceria com chef e cria rancho gastronômico

Destino de tranquilidade e de conexão com a natureza, a fazenda Santa Vitória, localizada em Queluz (distante 224 km de São Paulo e 202 km do Rio de Janeiro), terá novo menu assinado pelo chef Pedro Siqueira (do restaurante carioca Puro). O gastrônomo pensou em grupos de classificação, como azeites brasileiros, picles, temperos, especiarias e farofas para compor o cardápio. Junto a isso, a fazenda lança um novo espaço gastronômico, um rancho colado à cachoeira de águas cristalinas, com banheiros, forno e fogão à lenha, além de churrasqueira e área de descanso ao ar livre, onde é possível relaxar em redes e espreguiçadeiras espalhadas pelo campo.

O cozinheiro fez uma seleção de pratos principais, clássicos e sobremesas, que variam ao longo do mês. A ideia foi montar um cardápio para repassar cuidados e modos de preparo à Mariza Santos, comandante da cozinha por mais de três décadas (patrimônio da fazenda, ela era responsável pelos banquetes na propriedade antes de receber hóspedes). “Exploramos ambientes que tenham a ver com as belezas naturais, os paladares e ingredientes da região”, explica o chef. “Buscamos seguir as refeições por bases aromáticas para que pudéssemos ter um leque de opções para surpreender os hóspedes”.

Para o café da manhã, almoço e jantar, incluindo sobremesas, o chef deu forma ao menu, respeitando a sazonalidade dos ingredientes (aqueles que estão em seu melhor momento são prioridade), alguns deles são colhidos na horta da fazenda na hora, ou vêm de fornecedores da região. Para ele, o mais difícil na configuração desse cardápio é fazer simples, mas bem feito. “Com o dinamismo e criatividade, buscamos o frescor dos produtos, além de uma pesquisa dos fornecedores locais”, explica.

Além do menu, foram confeccionadas fichas técnicas para informações de cada item do menu, de onde são os produtos a fim de valorizar os parceiros locais e os que já forneciam matérias-primas para a cozinha. O que muda é a apresentação dos pratos, destacando ao máximo a produção da fazenda. “Temos queijos, iogurte, doce de leite, bolos e pães feitos artesanalmente por aqui”, resume a empresária, Fabia Raquel, responsável por toda a operação.

O café da manhã segue a linha e tradição da fazenda, mas almoço e jantar terão sempre duas opções de entrada por dia, outros dois principais e mais a mesma quantidade de sobremesas. “Teremos sempre o cuidado de saber sobre restrições alimentares e dietas de quem nos visita”, garante Fabia. Nas entradas, mesclam-se folhas (uma das marcas do Puro), vinagretes, carpaccios, sopa fria e gaspacho, além de cuscuz .

Os clássicos da fazenda permanecem, como feijoada da casa no rancho, parrilla e porqueta assada à moda da roça. Entre as opções de principais, arrozes (outra assinatura do Puro), nhoques e opções de carnes brancas (peixe e frango) e vermelhas (bife de Chorizo, costelinha de porco e paella caipira). Para adoçar o paladar, o chef oferece algumas opções da cultura de interior, como pudim e mousse, além de um trio de doces da fazenda (doce de leite, abóbora com coco e mamão verde), bem como cremes, frutas assadas e caramelo.

A fazenda recebe hóspedes de terça a domingo nos meses de alta temporada (janeiro, fevereiro e julho). O restante do ano funciona de quinta a domingo e, nos feriados, varia de acordo com os pacotes. O menu foi testado em fevereiro e passa a ser totalmente incorporado neste mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui