Erva-Mate agora tem Política Nacional

Lei 13.791 – que institui a Política Nacional da Erva-Mate com a meta de elevar o padrão de qualidade, fomentar a produção sustentável da erva-mate no País, bem como apoiar e incentivar o comércio do produto – foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Entre os instrumentos da Política Nacional da Erva-Mate, estão o crédito oficial para produção; industrialização e comercialização; a assistência técnica e extensão rural, especialmente para os agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais; e as certificações de origem, social e de qualidade dos produtos.

A lei prevê ainda o estímulo às economias locais, o incentivo ao consumo e ao desenvolvimento de novos mercados e empregos industriais para a erva-mate brasileira, além da desburocratização e a adequação das normas que regem os aspectos sanitário, trabalhista e ambiental relacionados à produção, colheita, industrialização, comércio e consumo da erva-mate.

A planta é o principal produto florestal não madeireiro da Região Sul e também fonte de renda para cerca de 180 mil famílias na região. Além disso, a cada dia novos usos são encontrados, como  insumo na fabricação de refrigerantes e cervejas, na Alemanha; em bebidas energéticas, no Japão; e como ingrediente em produtos cosméticos, no Brasil.

De acordo com o deputado Afonso Hamm – autor da lei e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) –, a cadeia produtiva da erva-mate responde por 700 mil postos de trabalho e tem cerca de 700 empresas beneficiadoras. “As exportações brasileiras estão aumentando devido aos novos usos para a erva-mate”, ressalta.

A publicação no Diário Oficial da União aconteceu em 4 de janeiro de 2019.

Artigo anteriorAo assumir, Diretoria ABC Bio detalha planejamento estratégico
Próximo artigoARTIGO – Os diferentes tipos de adubo
GestAgro360º
GestAgro 360° é um portal que fala diretamente com o produtor rural, levando informações que contribuem para ampliar a produtividade da propriedade agropecuária e a qualidade da produção. Para isso, genética, cultivares, defensivos e fertilizantes - químicos, orgânicos e biológicos - nutrição animal, tecnologia em máquinas, equipamentos e implementos, assim como eventos, pesquisas, desenvolvimentos e inovações que melhoram e facilitam o dia a dia do agropecuarista são assuntos presentes neste espaço, sempre tendo o objetivo de fazer um giro pelo universo da agropecuária brasileira. GestAgro 360º é uma iniciativa da VetorCom e da jornalista Katia Penteado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui