São Paulo: Novo secretário da agricultura é cooperativista de berço, comemora Ocesp

O ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) Gustavo Diniz Junqueira é o novo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na gestão do governador eleito de São Paulo, João Dória. Natural de Orlândia (SP), é formado em Administração de Empresas pela FAAP, com mestrado em Finanças pela Universidade do Arizona (EUA), e com tradição na produção de cana de açúcar, soja e pecuária de corte em São Paulo, Minas Gerais e no Pará, o novo secretário também possui experiência considerável no mercado financeiro, em transações de fusões e aquisições, além de estruturação de operações para captação de recursos de empresas de médio e grandes portes.

A esse currículo, Junqueira soma experiência no cooperativismo, sendo cooperado da Sicoob Coocrelivre (onde foi conselheiro fiscal) e da Sicoob Credicitrus. Ao comemorar o fato, Edivaldo Del Grande, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), cita a tradição familiar do novo secretário, desde seu tio-avô Geraldo Diniz Junqueira (ex-secretário da Agricultura) e seu primo de segundo grau José Oswaldo Galvão Junqueira (Maninho), que foram presidentes da Ocesp, e o pai, que é sócio da Coopercitrus.

“Essa relação familiar do secretário com o cooperativismo é um bom sinal. Poucas autoridades públicas sabem da importância e do potencial do cooperativismo para transformar a vida das pessoas e de suas comunidades. No caso do Gustavo, isso já vem de berço”, ressalta Del Grande.

Em reunião do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), no mês de dezembro, Gustavo citou o cooperativismo como importante instrumento para os pequenos e médios agricultores. “Já conversei com o presidente Del Grande, e conto com a Ocesp para revolucionarmos a agricultura para pequenos e médios produtores. O cooperativismo pode transformá-los em empreendedores rurais”, disse ele na ocasião.

Na experiência do secretário da Agricultura do Estado de São Paulo também destacam-se presença na Câmara de Commodities da B3 – Brasil Bolsa Balcão; membro titular da Academia Nacional de Agricultura, órgão que reúne personalidades do agronegócio brasileiro para debater e traçar políticas estratégias e visões de longo prazo para o setor; e foi ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), no período entre 2014 e 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui