Em visita ao Brasil, Martin Richenhagen, presidente do conselho, presidente e CEO global da AGCO, reforçou o clima de confiança no cenário agrícola da América do Sul. Na ocasião, também comentou os resultados da empresa, que nos últimos nove meses apresenta vendas globais 17% superiores quando comparadas ao mesmo período de 2017, impulsionadas pelo bom desempenho das safras na região, o CEO da AGCO prevê que 2019 será um ano de mais crescimento: “Estamos otimistas com o cenário agrícola da América do Sul, em especial do Brasil. Mesmo com as incertezas na economia e política brasileira, alcançamos números positivos e apresentamos crescimento em relação ao ano anterior. As expectativas para os próximos anos são as melhores possíveis, por isso temos investido tanto na renovação do portfólio das nossas marcas e como na alta tecnologia das nossas fábricas da região, consolidando a AGCO na era da Indústria 4.0”.
Além do esperado novo recorde da safra de soja no Brasil, a mais recente pesquisa de hábitos do produtor rural, promovida pela Associação Brasileira De Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), apontou que 34,14% dos produtores pretendem adquirir novos maquinários no próximo ano. A disputa comercial entre EUA e China também deve favorecer a exportação dos equipamentos produzidos no país. Para atender essa demanda e a evolução tecnológica dos maquinários agrícolas, a AGCO deve completar em 2019 o processo de renovação de 100% do seu portfólio, iniciado em 2017. Trata-se da maior transformação da oferta de produtos de toda a história da companhia, com 159 novos equipamentos. Entre os novos produtos, estão as linhas de tratores Massey Ferguson MF 4700 e MF 5700, que são evolução da família de tratores mais consagrada da marca e mais vendida do país, a MF 4200.
“Além de todo o aporte financeiro que temos feito em nossas fábricas, somos pioneiros mundiais no uso de tecnologias como o Glass para a fabricação dos nossos produtos. Estamos prontos para atender as necessidades do produtor rural sul-americano, nosso principal parceiro na nossa missão de alimentar o mundo”, destaca Luís Felli, presidente da AGCO para a América do Sul, ao comentar a destinação, pela AGCO em 2018, de R$ 112 milhões em investimentos, sendo R$ 60 milhões apenas para modernização e aplicação de novas tecnologias na planta da companhia em Santa Rosa (RS) e quadruplicou o tempo de treinamento dos colaboradores da empresa, para reforçar o conceito de “Smart Factory” em suas linhas fabris. Segundo estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria) realizado em 2017, apenas 1,6% das empresas consultadas trabalha com esse conceito.
Richenhagen também apresentou lançamentos de produtos e estratégias das principais marcas do grupo – tais como Massey Ferguson, Valtra, Challenger e GSI. Entre os novos produtos da empresa, destacam-se a plantadora dobrável Momentum e a colheitadeira IDEAL. A Momentum chega ao mercado brasileiro com a tecnologia Precision Planting, que melhora a distribuição de sementes no campo. O produto terá versões de 24, 30 e 40 linhas. Além disso, a plantadora conta com 18 metros de largura quando aberta, o que aumenta a rapidez no plantio, e 3,6 metros quando fechada, para facilitar o transporte. O armazenamento de sementes também é destaque, com uma capacidade de até 5.130 litros.
*Na foto de capa, a Coletiva de imprensa de Martin Richenhagen, presidente e CEO global da AGCO (Crédito: Andre Alves)