ENTREVISTA EXCLUSIVA – Tecnologia sem fio gera ganhos em sistemas de irrigação de diversos fabricantes

Quando o assunto é gestão de propriedade agrícolas, a otimização de custos e o aumento da produtividades caminham lado a lado e são fundamentais para ampliar os ganhos e reduzir as perdas na produção. Entre os gargalos está o uso da água, que pode ser equacionado com o uso da irrigação, tecnologia que vem merecendo atenção das empresas desenvolvedoras de sistemas como forma de controle das áreas irrigadas.

A tecnologia sem fio FieldNET, da Lindsay América do Sul, está entre as alternativas  e permite a visualização e o controle de sistemas de qualquer lugar, ajudando a preservar recursos e aumentar os lucros do irrigante.

Nesta entrevista, o engenheiro agrícola Bruno Perroni, gerente de Tecnologia e Inteligência de Mercado da empresa, fala sobre o funcionamento do sistema, a mensuração de resultados e os diferenciais frente a outras tecnologias, entre outros temas.

Confira abaixo e boa leitura!

Como funciona o sistema de gerenciamento remoto de irrigação com FieldNET?

O FieldNET é o sistema de gerenciamento remoto de irrigação mais premiado do mundo, hoje funciona em mais de 50 países diferentes. É uma plataforma global da Lindsay com base web, na qual os produtores – tanto  fazenda, quanto durante uma viagem com a família – podem gerenciar seus pivôs remotamente, de forma confiável, rápida e segura. Como o sistema FieldNET funciona para praticamente qualquer marca de pivô central, os produtores também podem ter o gerenciamento de seus sistemas de irrigação localizado na mesma plataforma. Vale ressaltar que  a tecnologia está avançando rapidamente no Agronegócios, porém o que os produtores buscam hoje não é só mais tecnologia ou mais dados: buscam realmente informações que os ajudem a produzir mais, economizar recursos e que ao final do dia, seja fácil e simples de usar. Afinal, quando mal aplicada, a tecnologia acaba tornando-se algo supérfluo ao produtor.

Quais os ganhos obtidos e como foram mensurados?

O FieldNET proporciona muitos ganhos, mas os principais são economia de água, energia, fertilizantes e tempo, pois permitem saber o que acontece com a máquina. No passado vários deslocamentos eram necessários para acompanhar o funcionamento dos pivôs, o que representava custos desnecessários aos produtores. A Universidade do Nebraska, nos EUA, fez um trabalho detalhado sobre os custos da irrigação e, entre os resultados, o fato de que a irrigação, além de economizar recursos, proporciona ganhos de produtividade.

Como essa tecnologia pode ajudar a preservar recursos e aumentar os lucros do irrigante?

O FieldNET já é o melhor produto quando se fala em tecnologia de gerenciamento remoto de irrigação e, somente por favorecer o gerenciamento pelo produtor, já consegue reduzir os custos operacionais e consequentemente aumentar as margens, que, na agricultura, são continuamente pressionadas por altos custos. Em breve, novas funções já utilizadas nos EUA estarão disponíveis no Brasil, oferecendo ao produtor a oportunidade de melhorar a utilização da água, aplicando somente o necessário para a planta. Isso, com certeza, além de reduzir os custos impactará no meio ambiente pelo melhor uso da água. Nosso objetivo com o FieldNET é ajudar nossos produtores a produzir mais, economizando água e outros recursos naturais, tão importantes para nós.

Quais as principais características da tecnologia FieldNET?

A Lindsay tem uma preocupação muito grande com a integração hardware e software, por isso, cuida do processo de ambos. Acionar remotamente equipamentos eletrônicos, não é algo difícil, mas oferecer isso de forma robusta e confiável ao produtor é o desafio das empresas hoje, e, isso sim, é o que buscamos. O FieldNET é uma plataforma realmente conectada que, além de assumir o controle da máquina, envia as informações automaticamente para o painel a programação de irrigação, funcionalidade disponível em breve no Brasil. A partir daí, o produtor terá somente de ligar ou não o pivô, o que é realmente único no mercado de irrigação mundial.

Assista o vídeo Aqui!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui